Botânica colonial, botânica decolonial // Culturgest, 09 Mar 2022

Helenas Elias, Teresa Mendes Flores, Margarida Medeiros, Luís Mendonça de Carvalho (biografias)

Culturgest, 09 MAR 2022 QUA 18:30
Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 2h

*com levantamento de bilhete 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala)

A relação com as plantas e a Botânica nas Missões Científicas coloniais refletiu um modo ‘separatista’ da relação Sujeito/Objeto, na forma como a flora foi pensada e analisada, por um lado enquanto espelho de uma riqueza nacional alargada pelas colónias; por outro, numa perspetiva económica, que privilegiou o cultivo intensivo de espécies economicamente rentáveis no plano internacional (como o café e o cacau). A partir de fotografias das missões científicas do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), e no âmbito do Projeto Photo Impulse, que aborda as coleções fotográficas das missões portuguesas científicas e geodésicas em África ao longo do século XX, esta mesa-redonda coloca em diálogo as perspetivas epistemológicas desse passado científico colonial com formas contemporâneas de pensar filosófica, artística e conceptualmente a relação dos humanos com as plantas e com a Botânica.

Curadoria
Liliana Coutinho e Margarida de Medeiros

Parceria
Photo Impulse: O impulso fotográfico: medindo as colónias e os corpos colonizados. O arquivo fotográfico e fílmico das missões portuguesas de geografia e antropologia, ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova.

2022-01-11T12:18:41+00:00