Workshop Cantar para Conectar: um encontro de música vocal-corporal improvisada

Projeto concebido e organizado pelas investigadoras do ICNOVA Cristina Benedita e Miriam Freitas, com a produção de Cristina Benedita e do L.A.P – Laboratório de Artes Performativas.

E assim o LEC (Laboratório de Experimentação Cénica do ICNOVA) retoma as suas actividades.

01 de julho | sexta-feira | de 18 às 22h
02 de julho | sábado | de 10 às 16h + 17h às 19h
03 de julho | domingo | de 10 às 18h

Local: Colégio Almada Negreiros, sala a anunciar posteriormente.

Este workshop é uma formação transversal com foco na musicalidade: uso da voz, percussão corporal, improvisação e encontro com a coletividade através do Encontro Circular Aberto (livremente inspirado na Fritura Livre). Sofia Ribeiro e Zuza Gonçalves fazem parte do grupo de professores do curso “Circle Songs” do Bobby McFerrin. Combinam as suas experiências em grupo, propondo a improvisação vocal e a música corporal para comunicação, expressão e transformação pessoal, trazendo a cooperação e o diálogo, como forma de gerar um campo propício à presença e à conexão.

O foco será a voz como um instrumento musical e também como ferramenta de descoberta de nós mesmos, na forma de nos relacionarmos com o outro, e como instrumento de ligação profunda com o momento presente. Através da combinação de vários elementos e dinâmicas musicais que vão evoluindo ao longo de cada sessão, cada indivíduo vai entrando no processo de relação e conexão no coletivo. Para além da improvisação vocal mais focada na voz propriamente dita, no som vocal súbito, confiando no repentino e no imprevisto, orientada por Sofia Ribeiro, integramos percussão corporal, cantos circulares, jogos criativos musicais numa abordagem que prioriza a cooperação em grupo, através da orientação de Zuza Gonçalves.

Mais informações e Inscrições: https://labartesperformativas.weebly.com/cantar-para-conectar.html

 

Apoio: LEC – Laboratório de Experimentação Cénica/ICNOVA-FCSH.

Parceria: Música do Círculo, Casa do Coreto, Junta da Freguesia de Carnide, Câmara Municipal de Lisboa.

2022-06-28T13:13:51+00:00