4.ª edição do CINENOVA 26/05 a 15/08

Está aberto até 15 de agosto de 2022 o prazo de submissões de curtas-metragens para a 4.ª edição do CINENOVA.

O CINENOVA, único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, irá decorrer entre os dias 22 e 26 de novembro e exibirá várias curtas-metragens (com duração máxima de 30 minutos) subordinadas ao tema “Cinema e Conhecimento”. Será aceite um trabalho por estudante matriculado no Ensino Superior à época da produção audiovisual. A seleção dos trabalhos a concurso será realizada por meio de curadoria, sendo que o júri de seleção será composto por membros da organização do festival. As submissões devem ser realizadas através da plataforma FilmFreeWay e o regulamento encontra-se disponível aqui.

O festival, promovido desde 2019 pelo Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e organizado por estudantes e professores universitários, contará com uma secção de competição e uma secção de não-competição. Os filmes a concurso serão elegíveis para dois prémios distintos: Melhor Filme Português  a Concurso (com um prémio de 1000€) e Melhor Filme a Concurso(com um prémio de 1500€). Os principais objetivos do festival prendem-se com a dinamização da produção cinematográfica em contexto universitário e o estímulo do debate em torno da relação entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação, através da organização de várias atividades.

A última edição teve como vencedores ‘A Morte Branca do Feiticeiro Negro’ de Rodrigo Ribeiro (Prémio de Melhor Filme a Concurso) e ‘Miraflores’ de Rodrigo Braz Teixeira (Prémio de Melhor Filme Português a Concurso). Esta edição contou com 1.494 submissões de realizadores-estudantes oriundos de 90 países, das quais foram selecionadas para exibição 31 filmes.

2022-07-04T13:07:13+00:00