CONCURSO PARA 9 BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO (BI) PARA MESTRANDO/A

Concurso para a atribuição de 9 Bolsas de Investigação para Mestrando/a no âmbito da instituição de I&D ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA [UIDP/05021/2020,], NOVA FCSH, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

Área científica genérica: Ciências da Comunicação

Áreas científicas específicas: Artes Cénicas, Cinema e Televisão, Comunicação e Artes, Comunicação de Ciência, Comunicação Estratégica, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, Estudos dos Media e Jornalismo, Jornalismo, Novos Media e Práticas Web.

Requisitos de admissibilidade
Licenciados inscritos em cursos de mestrado associados a qualquer uma das áreas científicas acima enunciadas.
Requisito preferencial: Ter completado o ano curricular de Mestrado e estar a iniciar a componente não curricular.
Em cumprimento do disposto no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019): – Bolsa de investigação (estudante de mestrado):

• estar inscrito num mestrado integrado ou num mestrado.

Plano de trabalhos
A bolsa destina-se a financiar, por três meses, o melhor projeto de investigação apresentado na área científica específica, e visa a consolidação da formação científica do bolseiro, através do desenvolvimento de planos de trabalhos nas várias formas admitidas (dissertação, trabalho de projeto, estágio com relatório) conducentes à obtenção do respetivo grau académico.
A/o bolseira/o deverá integrar a sua investigação no Plano de desenvolvimento Estratégico definido pelo ICNOVA- NOVA FCSH para os anos 2020-2023 (https://www.icnova.fcsh.unl.pt/sobre/)

Tendo em consideração o tema da sua dissertação ou projeto de mestrado, deverá propor um projeto de investigação e plano de trabalhos a desenvolver nos três meses de duração da bolsa.

Legislação e regulamentação aplicável
Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e

Local de trabalho:

O trabalho será sediado no Instituto de Comunicação da NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e decorrerá nessas mesmas instalações ou em qualquer outro local necessário ao desenvolvimento do projeto de investigação e plano de trabalho.

Orientação científica:
A orientação científica ficará a cargo de um ou dois supervisores previamente acordado(s) pelo candidato, tendo um deles, pelo menos, de pertencer ao ICNOVA, como membro integrado.

Duração da(s) bolsa(s):
As bolsas terão a duração de 3 meses, num período não renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante mensal da bolsa corresponde a 875,98 €, pago por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Critérios de seleção:

• Formação, nota de Licenciatura (30%);
  • CV, nota curricular (10%)
  • Projeto e plano de trabalhos até 2500 palavras (50%)
  • Carta de recomendação por parte de docente ou investigador que não esteja diretamente implicado no projeto e plano de trabalhos. (10%)

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Carla Baptista, ICNOVA
Vogais efetivos: Paulo Filipe Monteiro (ICNOVA); Paulo Nuno Vicente (ICNOVA)
Vogal suplente: Dora Santos Silva (ICNOVA)

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 15 de outubro de 2022.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

1. Curriculum Vitae;
2. Certificado de Licenciatura;
3. Comprovativo de matrícula em mestrado ou curso não conferente de grau;
4. Projeto de investigação para os três meses de duração da bolsa e Plano de Trabalhos (máximo 4 páginas);
5. Carta de recomendação.

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para icnova@fcsh.unl.pt indicando no assunto: “BI/Mestrando/UIDP/ICNOVA”

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, e comunicados a todos/as os/as candidatos/as através de correio eletrónico, de acordo com o artigo 12º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.

Após a comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes no Código do Procedimento Administrativo.
A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública. Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.

Edital brevemente disponível no site da NOVA FCSH.

Young female university graduate in academic cap sitting at table smiling pointing left. Future lawyer or engineer showing an idea. White background. Copy space.

2022-10-03T10:42:29+00:00