Curso “Escrita de textos de opinião” com Bárbara Reis

CURSO: Escrita de textos de opinião, com Bárbara Reis

— 5 aulas: aulas de 2 horas

— 7, 9, 14, 16, 29 Nov. 2022 (18h/20h na NOVA FCSH, Edifício C, sala 113 Av. de Berna, n.26)

MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO: Presencial

DESTINATÁRIOS: Professores, investigadores, público interessado em escrever bem

OBJECTIVOS E CONTEÚDO

Aumentar as competências de escrita, com exposição e experimentação de técnicas e ferramentas aplicáveis a todo o tipo de textos, particularmente vocacionadas para a escrita de textos de opinião nos media. Escrever é mais do que talento, inspiração e saber. Escrever é um processo, exige trabalho e método. Para escrever um bom texto — persuasivo, distintivo e relevante — há estratégias e técnicas decisivas. O objetivo desta formação é dar aos formandos aptidões de escrita úteis na vida académica, mas também na produção de textos nos media, num contexto de aprendizagem aplicada.

O curso inclui componentes expositivas, que cobrem um amplo arco temporal de reflexões e conselhos sobre escrever bem. Dos clássicos da Antiguidade, como Aristóteles e Cícero, aos escritores modernos, como George Orwell (que nos anos 1940 se queixou da “falta de imaginação e falta de precisão” do que lia) ou Margaret Atwood, os formandos deverão tomar conhecimento da longa tradição de reflexões sobre a necessidade da qualidade da escrita.

As aulas são organizadas em torno de tópicos centrais.

1. Como começar um texto
    A importância de saber o que queremos escrever
  2. Como organizar um texto
    A importância de pensar na audiência e na voz
  3. Como reforçar a argumentação
    A importância de mostrar e não só dizer
  4. Como terminar um texto
    O último parágrafo é tão importante como o primeiro
  5. Como editar e reescrever
    Cortar as ervas daninhas

METODOLOGIA

Aulas expositivas combinadas com parte prática dedicada à análise, edição e discussão de textos publicados nos media. O tempo de aula prática varia, mas é sempre maior do que o tempo dedicado à exposição de conteúdos. Trabalhamos a partir de textos clássicos e contemporâneos. Vamos escrever inícios de texto, cortar palavras a mais e identificar ideias e argumentos. Na 1.ª aula, os alunos são desafiados a começar a escrever um texto cuja versão final será analisada e discutida na 8.ª e última aula, numa dinâmica de pares de revisores, nos quais os alunos revêem, comentam e editam os textos uns dos outros.

PAGAMENTO

Investigadores integrados e doutorandos do ICNOVA: isentos
Outros investigadores dentro e fora da NOVA FCSH: 100€

Método de pagamento:

FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, 26 C – 1069-061 Lisboa
NIF: 501559094
Banco Santander Totta SA
IBAN: PT50 0018 0003 2141 9114 0201 3
BIC: T0TAPTPL
Enviar recibo de pagamento para icnova@fcsh.unl.pt com o Assunto: Curso Escrita de textos de opinião

Inscrições em https://forms.gle/3kzPgAprFqTzgnm79

Curso com direito a certificado (presença em todas as aulas).

2022-10-26T16:10:59+00:00