Academia de Leitura do Mundo – o Jornalismo, a Comunicação e Eu
Coordenação: Fernanda Bonacho
Financiamento: Fundação Gulbenkian – Academias do Conhecimento e IPL
Duração de 36 meses (2019-2022)
Equipa de Projecto: Anabela Sousa Lopes, Joana Pontes, Francisco Sena santos, Jorge Trindade, Luís Bonixe, Maria Inácia Rezola, Maria José Mata, Rui Coutinho, Vera Moutinho, Zélia Santos
Palavras chave: Comunicação, jornalismo, literacia mediática, Imprensa, Rádio e televisão
Sumário:
Este projeto faz parte da rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento e tem como objetivo principal criar um espaço de promoção de competências para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade. Através de uma experiência imersiva no mundo da comunicação social, esta Academia pretende dotar os jovens entre os 14 e os 25 anos de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e estimular uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura noticiosa e mediática contemporânea.
Parceiros:
Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Instituto Politécnico de Tomar – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação
Universidade Beira Interior – Labcom.IFP
Universidade do Algarve – CIAC.IFP (Centro de Investigação em Artes e Comunicação)
Escola Secundária José Gomes Ferreira – Lisboa
Resultados:
• Comunicações:
Bonacho, F., Mata, M. J., Lopes, A. S., Rezola, M. I., & Santos, Z. (2019, dezembro). New challenges whilst using new media, new meanings whilst reading the world. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Media literacy in a media-rich ecology, Lisboa, ISCTE, 4 de dezembro.