Arte da Performance, made in Portugal
Uma aproximação à(s) história(s) da arte da performance portuguesa
Cláudia Madeira (Org.)
Coleção: Livros ICNOVA
Ano de edição: 2020
ISBN: 978-972-9347-35-1 (Digital)
ISBN: 978-972-9347-36-8 (Impresso)
Índice
INTRODUÇÃO
ARTE DA PERFORMANCE PORTUGUESA? 9
CAPÍTULO 1
UMA CONCEPTUALIZAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DO HIBRIDISMO 21
1.1 Performance e performatividade 21
1.2. Efemeridade e ciclicidade 26
1.3. Visibilidade e invisibilidade 33
1.4. Performance e teatralidade 35
1.5. Transgressão e risco 37
CAPÍTULO 2
DAS PROTO-PERFORMANCES À PERFORMANCE 43
1.1. Ações futuristas e surrealistas e o tempo da ditadura 43
1.2. Ações da poesia experimental e das artes plásticas e o tempo da revolução 53
1.2.1. Uma cronologia essencial da performance e o lugar ambíguo das ações revolucionárias 69
1.2.2. Ernesto de Sousa e Egídio Álvaro: mediações para a arte híbrida e para a arte da performance 86
CAPÍTULO 3
PERFORMANCE: UM CONCEITO DISCIPLINARMENTE (IN)OPERATIVO 91
1.1. Do fim da performance e da consciência histórica… 114
1.1.1. Modelos desencontrados? Morte da performance, emergência do híbrido e do transdisciplinar nas artes performativas? 116
1.2. … à “arte e vida” como performance 131
1.3. Uma performance artística no “arquivo” da performatividade social dos portugueses 133
CONCLUSÃO
ARTE DA PERFORMANCE PORTUGUESA – DOIS CICLOS PARA UM ARQUIVO? 143
LISTA DE REFERÊNCIAS 149