Ciência Aberta2020-11-01T13:57:34+00:00
Ciência Aberta

Ciência Aberta tem como objetivo a partilha do conhecimento no seio da comunidade científica, da sociedade e das empresas. Desta forma, procura ampliar o reconhecimento e o impacto económico e social da ciência.

Um dos pilares da Ciência Aberta é o Acesso Aberto.

O que diz a política de Acesso Aberto da FCT sobre publicações?
– Obriga a depósito em acesso aberto em repositórios da rede RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal): no caso do ICNOVA, o depósito é feito no RUN – Repositório Institucional da Universidade NOVA de Lisboa (integrante do RCAAP), e é exigida referência ao ICNOVA na afiliação.

A Universidade NOVA de Lisboa também dispõe do portal NOVA Research Portal, um portal público que permite que especialistas e o público em geral descubram todas as unidades de Investigação/laboratórios, investigadores e a ciência que se desenvolve na universidade.
O portal exibe o conteúdo feito pelos investigadores no Sistema de Informações de Pesquisa da NOVA (PURE).
– Permite períodos de embargo, em função da publicação
– Obriga a referência ao financiamento da FCT
– Exige depósito da versão final – versão publicada do editor, quando permitido, ou versão final do autor aceite para publicação. Para verificar a versão a depositar, pode usar a ferramenta Sherpa Romeo, mas deve ser sempre confirmar a informação no website da editora e/ou verificar os termos acordados com a mesma.
– Em relação às teses de mestrado e de doutoramento, o depósito é feito no RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa (RUN)e estão abrangidas pela Licença Creative Commons

Qual é o texto que devo usar para fazer referência ao Financiamento?
A referência ao financiamento plurianual do ICNOVA é obrigatória sempre, para todas as publicações dos investigadores do centro.
Quando há apoio financeiro, deve ser colocado o texto seguinte:
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª: UIDB/05021/2020/ICNOVA.

Quando não há apoio financeiro, deve ser colocado texto seguinte:
Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Plurianual do Instituto de Comunicação da NOVA 2020-2023 (que integra as parcelas de financiamento base, com a referência UIDB/05021/2020, e financiamento programático, com a referência UIDP/05021/2020.
Quando o trabalho é também financiado por outros projetos ou outras entidades, as referências ao financiamento devem acumular-se, devendo o investigador/a selecionar um dos textos propostos anteriormente em função da existência ou não de apoio financeiro

Que vantagens traz este depósito para os investigadores?
– cumprimento dos requisitos de financiamento
– cumprimento dos requisitos da Universidade NOVA de Lisboa
– maior visibilidade e potencialmente maior impacto
– conhecimento das estatísticas de uso
– preservação digital da sua produção
– obtenção de listas de produção
– fácil integração da informação no Ciência Vitae e no ORCID
É obrigatória a referência ao ICNOVA na afiliação. Sem isto não será permitido o depósito no RUN.

Por que devo apostar no depósito dos meus dados em acesso aberto?
Um grande número de entidades financiadoras tem vindo a emitir recomendações sobre a disponibilização de dados.

Que vantagens traz para os investigadores do ICNOVA?
– cumprimento de requisitos dos financiadores
– maior visibilidade e impacto da investigação
– possibilidade de financiamento e apoio
– possibilidade de novas colaborações
– maior transparência
– possibilidade de debate
– potencial reutilização dos dados
– citação dos dados criados
– preservação dos dados

Que vantagens traz para o ICNOVA?
– maior visibilidade do trabalho dos seus investigadores
– maior transparência
– alinhamento com as recomendações da FCT
– alinhamento com as boas práticas internacionais

O que diz a política de Acesso Aberto a dados da FCT?
– encoraja os investigadores a disponibilizarem os dados resultantes dos projetos de I&D em bases de dados de Acesso Aberto
– encoraja a inclusão de um plano de gestão de dados e outros resultados de investigação nas candidaturas a financiamento

Onde posso disponibilizar os meus dados em acesso aberto?
Para a disponibilização dos dados pode utilizar o PURE.

FERRAMENTAS E RECURSOS 

LIGAÇÕES ÚTEIS

Ciência Aberta
Página oficial sobre Ciência Aberta em Portugal, com informação, iniciativas e conteúdos formativos.

Open Access Directory
Lista de ligações úteis sobre acesso aberto, mantida pela comunidade da Ciência Aberta.

OPERAS
Infraestrutura de investigação europeia para o desenvolvimento da comunicação científica aberta nas Ciências Sociais e Humanas.

Plano S
Iniciativa de promoção da publicação científica em acesso aberto, lançada em setembro de 2018 e promovida pela cOAlition S.

SPARC Europe – Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition
O trabalho desta coligação visa permitir a partilha aberta de resultados de investigação e recursos educativos com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, acelerar a descoberta e aumentar o retorno do investimento público na investigação e na educação.

PUBLICAÇÃO EM ACESSO ABERTO

Aura
Diretório das políticas editoriais das revistas científicas publicadas na América Latina. Reúne informações sobre tipo de acesso permitido, licença Creative Commons, política de auto-arquivo, entre outras.

Beall’s List of Potential predatory scholarly open‑access publishers and journals
Diretório das editoras e revistas consideradas predatórias por prestarem um serviço pouco transparente e informado no que se refere à avaliação científica dos trabalhos e à cobrança de taxas de publicação.

B-On – Condições mais favoráveis para o acesso aberto
Desde 2019, há oito editoras internacionais totalmente alinhadas com a Política de Acesso Aberto da FCT, que permitem fazer o auto-arquivo num repositório institucional, e alguns descontos em APC (Article Processing Charges) em editoras como a Elsevier, a Sage e a Emerald.

Diadorim
Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras.

DOAB (Directory of Open Access Books)
Diretório independente que lista cerca de 400 editoras científicas em acesso aberto e que cumprem os critérios internacionais da edição académica.

DOAJ (Directory of Open Access Journals)
Diretório independente que lista mais de 15 mil revistas científicas em acesso aberto e que cumprem os critérios internacionais da edição académica.

Dulcinea
Diretório das políticas editoriais, auto-arquivo e copyright, das revistas espanholas.

Elsevier Journal Finder
Pesquisa as revistas recomendadas para a publicação dos resultados da tua investigação, indexadas na Scopus, através do título e resumo e assinalando a opção de acesso aberto.

JournalGuide
Ferramenta de pesquisa gratuita de revistas em todas as áreas científicas. A base de dados reúne mais de 46 mil títulos e permite pesquisar, filtrar, classificar e comparar revistas, incluindo uma opção de acesso aberto.

MIAR
Se planeias publicar numa revista específica, podes confirmar a partir desta matriz se está indexada e avaliada, e em que bases de dados, e qual a sua política de acesso aberto.

OAPEN Open Access Books Toolkit
Recurso que visa promover e aumentar a confiança nos livros em acesso aberto, esclarecendo vários tópicos de interesse relacionados com o processo de publicação. Este recurso é útil para autores, editores, instituições universitárias e agências de financiamento.

SHERPA / RoMEO
Para confirmar que o trabalho submetido ou publicado pode ser arquivado em acesso aberto num repositório institucional, é necessário verificar as políticas de copyright e de auto-arquivo do editor. O SHERPA / RoMEO reúne e classifica as políticas de um grande número de editores.

Think. Check. Submit – Choose the right journal or publisher for your research
Com a quantidade de publicações existentes, como ter a certeza se uma determinada revista ou editora é de confiança? Aqui encontras uma lista de verificação que te ajuda a escolher revistas e editoras íntegras para a publicação dos resultados da tua investigação.

Web of Science Master Journal List
Pesquisa as revistas recomendadas para a publicação dos resultados da tua investigação, indexadas na Web of Science, através do título e resumo e assinalando a opção de acesso aberto.

INFRAESTRUTURAS DE CIÊNCIA ABERTA

OpenAIRE
Infraestrutura europeia de Ciência Aberta, para a comunicação académica e científica aberta.

RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal)
O portal RCAAP disponibiliza o acesso a literatura científica e académica, de todas as universidade portuguesas, cujo texto integral se encontra em acesso aberto.

RUN (Repositório da Universidade NOVA de Lisboa)
Repositório Institucional da Universidade NOVA de Lisboa que disponibiliza a produção científica e académica de toda a comunidade da NOVA.

ZENODO
Repositório europeu de acesso aberto, para arquivo, partilha e publicação de dados e software científicos.

LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS

Orientações para a Política Nacional de Ciência Aberta, Resolução do Conselho de Ministros n.º 21/2016, Março 2016

Princípios Orientadores para a Ciência Aberta | Conhecimento para Todos, Ministério da Ciência e Ensino Superior, Fevereiro 2016

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas resultantes de Projetos de I&D Financiados pela FCT

Política sobre a Disponibilização de Dados e outros Resultados de Projetos de I&D Financiados Pela FCT

Programa Horizonte 2020 Guidelines to the Rules on Open Access to Scientific Publications and Open Access to Research Data in Horizon 2020

SHERPA / JULIET (Research Funders’ Open Access Policies) Políticas de Acesso Aberto de agências de financiamento e projetos de investigação.