Palestra: Corpos em tensão: Performance, Afectos e Identificação
13 de novembro, 18h00
Auditório A2 (Torre A), FCSH – Avenida de Berna

O investigador e curador Goran Petrovic Lotina será o keynote speaker da próxima conferência do ciclo Performance, Afectos e Media, organizada por Ana Pais (GI Performance e Cognição, ICNOVA).

A palestra “Bodies in Tension: Performance, Affect, and Identification” [Corpos em tensão: Performance, Afectos e Identificação] propõe uma reflexão sobre a performance enquanto espaço fundamental para negociar as tensões afetivas e (ant)agonísticas que moldam a vida coletiva.

Partindo da teoria do discurso, do pós-marxismo, da psicanálise e dos estudos críticos de performance, Lotina analisa como as performances cívicas, artísticas e quotidianas não apenas refletem os antagonismos sociais e políticos, mas também mobilizam o afeto como uma força geradora de sentido, identificação e solidariedade.
Nesta perspetiva, o afeto é entendido não como emoção privada, mas como uma dinâmica relacional e coletiva — uma energia que circula entre corpos, públicos e espaços, ligando indivíduos a projetos políticos e comunidades sociais. A performance torna assim visíveis e sensíveis as tensões que estruturam as lutas contemporâneas por pertença e significado, abrindo espaço para o questionamento de discursos hegemónicos e para novas formas de envolvimento democrático.

Sobre o orador

Goran Petrovic Lotina é autor, investigador e curador, com trabalho dedicado às interseções entre performance, política e teoria. A sua investigação analisa como as práticas performativas contemporâneas podem desafiar as políticas dominantes e revitalizar a democracia, explorando as dimensões corporais, afetivas e conflituais da vida pública.
É autor de Choreographing Agonism: Politics, Strategies, and Performance of the Left (Palgrave Macmillan, 2021) e coeditor de Performing Left Populism (Bloomsbury, 2023).

Rita Ponce no EvoKE2025 em Atenas

Rita Ponce, investigadora integrada do iNOVA Media Lab, foi uma das plenary speakers do encontro científico EvoKE2025, que decorreu entre 6 e 8 de novembro