Cultura, Mediação e Artes (CM&A)2021-06-21T11:33:29+00:00

Cultura, Mediação e Artes (CM&A)

Coordenadora: Teresa Mendes Flores

O foco central deste grupo é, no campo das ciências da comunicação, a análise dos fenómenos culturais segundo uma perspetiva crítica. Pressupõe-se que a comunicação desempenha um papel crucial ao conferir sentido à multidimensionalidade da cultura, algo patente nos regimes de mediação discursivo, imagético e aural, entre outros, sendo desta forma inseparável tanto das técnicas e dispositivos de retenção quanto das artes e outras práticas criativas que permitem que a cultura se reinvente.

Os seus campos principais de interesse, quer na pesquisa fundamental quer na aplicada, são as relações entre: 1) a cultura contemporânea e as tecnologias de mediação e retenção; 2) as materialidades textuais imagéticas e narrativas; 3) a arqueologia dos media, os arquivos e o património cultural; 4) as artes e as práticas criativas. Entre 2013 e 2017 estes foram investigados a partir das temáticas da identidade cultural e das representações culturais.

No período de 2018 a 2022, o grupo irá pôr em prática a agenda de investigação da unidade em torno dos desafios culturais e societais, focando-se nos seguintes aglomerados.

1) A cultura da participação online. Em 2017, foi submetido para financiamento um projeto, em avaliação por parte da FCT, sobre a participação política online, nos períodos eleitorais, de grupos apoiantes partidários não oficiais. A investigação em curso e futura contempla ainda as questões da literacia transmedia e do fandom, e ainda do software enquanto estrutura de saber e de poder.

2) Artes, arquivos e coleções patrimoniais na era digital. Está em curso um projeto financiado sobre estórias coletivas acerca do continente africano. Foram submetidos outros três projetos, ainda aguardando confirmação por parte da FCT: um sobre as práticas comunicacionais no campo artístico português, um outro sobre a receção cultural dos raios-X em Portugal, e um terceiro sobre o impulso fotográfico nos arquivos fílmicos coloniais. O grupo focar-se-á ainda em temas como a arqueologia comparativa entre os meios analógicos e digitais, e as ecologias das artes digitais.

Latest articles

Read all articles