DIVinTV2019-05-07T11:35:36+00:00

DIVinTV Televisão pública e diversidade cultural em Portugal: um estudo sobre a programação dos canais públicos generalistas, em matéria de pluralidade de expressão cultural, diversidade e inclusão

REfª: PTDC/IVC­COM/4968/2014

Coord: Francisco Rui Cádima

Equipa de Projecto
Francisco Rui Cádima (IR), Marisa Torres da Silva, Carla Baptista, Francisco Vicente, Iluska Coutinho, Luís Oliveira Martins, Ricardo Nunes. Bolseiras: Raquel Lourenço (BIC – Bolsa de Iniciação Científica), Joana Fernandes (BI – Bolseira de Investigação). Outros investigadores: Joana Videira, Patrícia Ascensão, Alexandra Pinto e João Fernandes. Colaboradores: Luís Bonixe, Ana Cruz e Sónia Lamy.

Palavras chave: Televisão pública; Programação; Diversidade cultural; Inclusão

Sumário:

Académicos e reguladores concordam, de um modo geral, que existe um risco crescente de homogeneização cultural do conteúdo audiovisual, e que muitas expressões culturais estão mal representadas nas televisões públicas; por outro lado, a programação e, em particular, os novos conteúdos e a diversidade de expressões culturais no audiovisual são parte do nosso património nacional e europeu e é fundamental que possam refletir, através dos meios de comunicação públicos, o mundo em que vivemos, bem como a pluralidade de vozes que o moldam. Infelizmente, o operador público português raramente integra este tipo de programas e conteúdos nas suas grelhas de programação, nas suas políticas ou estratégias de difusão.

Na Europa, as minorias aparecem em menos de 5% da cobertura política nos meios de comunicação, e as mulheres em menos de 5% dos programas de notícias económicas ou científicas. Em Portugal, esta situação é ainda mais evidente, uma vez que só podemos encontrar alguns exemplos deste tipo de programas no segundo canal público (RTP2), e raramente na RTP1, que tem maior audiência a nível nacional, e é a principal alternativa aos outros dois canais privados (que juntos têm cerca de 50% da audiência nacional, incluindo os canais de cabo).

A estratégia Europa 2020 destaca o crescimento da inclusão como uma das suas prioridades, nomeadamente no sentido de diminuir a pobreza e a exclusão social dos jovens e crianças, bem como a discriminação de género, e valorizar a diversidade cultural. Ter direitos de cidadania é mais do que ser apenas reconhecido como cidadão; significa também ter a oportunidade de participar e desempenhar um papel importante na vida da comunidade.

Uma recente resolução do Parlamento Europeu (Novembro de 2014) coloca as crianças no centro da legislação da União Europeia. Vinte e cinco anos após a Convenção das Nações Unidas dos Direitos da Criança, que colocou as crianças como uma prioridade nas futuras políticas regionais e de coesão, o Parlamento Europeu reiterou o seu compromisso de manter os direitos da criança na agenda da União Europeia.

O ponto de partida do projeto, portanto, tem a ver com a nossa perceção de que existe, de um ponto de vista histórico, uma significativa falta de diversidade cultural e inclusão social na programação do serviço público de televisão em Portugal. Neste projeto, propomo­nos estudar se existe, ou não, um deficit de diversidade cultural, pluralidade de expressões, géneros e formatos, e também inclusão, na programação do serviço público de televisão em Portugal, a diferentes níveis; além disso, o estudo vai permitir­nos indicar especificamente as falhas e deficits que se verificam, e propor soluções.

Em termos mais específicos, o projeto fará uma análise de conteúdo geral das grelhas de programação durante dois anos (de setembro de 2015 a agosto de 2017) nos dois canais generalistas públicos (RTP1 e RTP2) e também nos seus respetivos websites, estruturando e analisando a oferta nas principais categorias de conteúdos, com um enfoque particular sobre a programação relativa à diversidade cultural e inclusão, ou seja: as questões da juventude, género e discriminação (igualdade de oportunidades, etnicidade, crenças religiosas, idade, orientação sexual, etc.); pessoas com deficiência e pessoas com necessidades especiais; idosos, representações, identidades e experiências de envelhecimento (política de saúde, gerontologia, economia social, assistência social); expressões da diversidade, vozes de diferentes origens, conteúdo intercultural e multiculturalismo.

Em segundo lugar, o projeto tem como objetivo identificar os tipos de programas e formatos que se encontram sob as categorias de diversidade cultural, estudando o seu conteúdo específico e a sua contribuição geral para a promoção do pluralismo, diversidade e inclusão, e de promover uma sociedade inclusiva e multicultural através de um análise qualitativa e quantitativa de conteúdo que irá cobrir o conjunto das grelhas de programação para o período.

Para o efeito, um conjunto de entrevistas com profissionais e gestores de media será cruzado com os dados obtidos a partir da análise das grelhas de programas do operador público, a fim de identificar o nível de diversidade cultural desses canais, verificando como a organização pode beneficiar da integração de estratégias de diversidade, e avaliar a importância da difusão de histórias de inclusão para a sociedade portuguesa em geral.

Com base nos resultados do estudo, serão sugeridas recomendações com o objetivo de fortalecer e enriquecer as competências dos meios de comunicação e dos seus profissionais, promovendo a diversidade cultural e as políticas de inclusão através de conteúdo dos media públicos, bem como para promover o impacto positivo dos meios de comunicação públicos na divulgação das diferentes expressões culturais, da diversidade das vozes e da experiência social.

Outputs do projecto 

Revistas Científicas

Media&Jornalismo, 2017, nº 31, v. 17 nº 2. Media e Diversidade

Livros e Capítulos de Livros

Cádima, F. Rui (Coord.).(2019). Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Coleção de ebooks ICNOVA.
ISBN: 978-989-54285-2-6 (Digital) | ISBN: 978-989-54285-5-7 (Impresso) Download PDF – 2,6 MG

Cádima, F. Rui (2017). O (Des)controlo da internet: sobre o pluralismo e diversidade na rede. Lisboa: Media XXI.
ISBN: 978-989-729-190-6

Georgiou, M.; Chouliaraki, L. & Zaborowski, R.(2019). As representações da diversidade nos média e o caso da ‘crise de refugiados’ na Europa: uma análise transeuropeia da imprensa. In Cádima, F. R.Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Bustamante, E.(2019). Diversidad y Pluralismo en los Media. El escaparate español durante la crisis. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Cádima, F. Rui ; Fernandes, J. & Lourenço, R. (2019). Televisão pública e diversidade cultural em Portugal. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Ascensão, P. (2019). O pluralismo da informação no serviço público de televisão: análise das temáticas e atores das notícias no Telejornal da RTP.  In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Cádima, F. Rui (2019). Uma análise do website da RTP e os “novos serviços audiovisuais” da televisão pública.  In Cádima, Francisco Rui, Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção ebooks ICNOVA.

Lourenço, R., e Fernandes, J. (2019). Repensar a questão da diversidade associada à televisão pública. In Cádima, Francisco Rui,  Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção ebooks ICNOVA.

Cádima, F. Rui (2019). Revisão do problema da Legitimação do PSM no contexto digital. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Magalhães, M.; Simões, R.M. (2019). Vozes da Web no telejornalismo da TVI. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção ebooks ICNOVA.

Midões, M. (2019). Rádios Comunitárias em Portugal: mapeamento e características participativas. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção ebooks ICNOVA.

Branco, I. (2019). Média e integração de imigrantes . In Cádima, F.R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Coleção ebooks ICNOVA.

Lamy, S. (2019). Ecos da comunicação da cidadania organizada nas notícias – Caminhos para uma maior diversidade nos média. In Cádima, Francisco Rui, Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Bonixe, L. (2019). Os direitos dos animais nas notícias – temas e vozes de um debate público. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Garcez, I. (2019). Democracia da criação e democratização da receção: a importância da diversidade de linguagens artísticas nas indústrias culturais e criativas. In Cádima, F.R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção ebooks ICNOVA.

Cádima, F. Rui; Baptista, C; Silva, M. T. da e Martins, L.O.(2019). MPM Portugal 2017: Monitorização do Pluralismo nos Média. In Cádima, F. R., Diversidade e pluralismo nos Média. Lisboa: Colecção de ebooks ICNOVA.

Cádima, F. Rui (2017). A Cidade Biométrica. In Coutinho, I., e Pereira, A. (Orgs.), Comunicação e Cidade Espetáculo (pp. 27-36).  São Paulo: Intercom.

Cádima, F. Rui (2017). O (des)controlo da Internet: Tracking, censura de Estado e terrorismos. In O (des)controlo da Internet:  sobre Pluralismo e Diversidade na Rede. Lisboa: Media XXI.

Cádima, F. Rui (2017). O (des)controlo da Internet: Bad bots, astroturfing e flogging. O (des)controlo da Internet: sobre Pluralismo e Diversidade na Rede. Lisboa: Media XXI.

Cádima, F. Rui (2017). O (des)controlo da Internet: Para a história da Darknet. O (des)controlo da Internet: sobre Pluralismo e Diversidade na Rede. Lisboa: Media XXI.

Artigos em revistas científicas

Cádima, F. Rui (2018). A Rede na Estratégia da Aranha: “Pós-verdade”, Política e Regressão. Observatorio (OBS*) Special Issue: As Formas Contemporâneas dos Conflitos e das Apostas Digitais (aceite para publicação – revista indexada na Scopus).

Cádima, F. Rui (2018). Journalism at the crossroads of the algorithmic turn. Media & Jornalismo, [S.l.], v. 18, n. 32, p. 171-185, maio 2018. ISSN 2183-5462. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/5683>.

Cádima, F. Rui (2017). “Media, Diversidade e Globalização na Era Digital”, Janus.Net (revista indexada na Scopus) Vol. 8, nº 2 (novembro 2017-Abril 2018), pp. 88-100.  https://doi.org/10.26619/1647-7251.8.2.7

Cádima, F. Rui (2017). “Diversidade e Serviço Público de Televisão no contexto regulatório português”. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Baptista, C., e Silva, Marisa Torres da (2017). Diversidade nos media em Portugal: enquadramento político e desafios atuais. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Ascensão, P. (2017). Serviço Público e Regiões: Reflexões em torno da informação de âmbito regional. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Bonixe, L. (2017). “Rádio e inclusão: uma análise de experiências de rádio para surdos em Portugal”. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Lourenço, R., e Fernandes, J. (2017). “Media e Diversidade Cultural no contexto europeu: regulação, economia e discurso”. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Lourenço, R. (2017). “Estratégias para a diversidade em televisão: os casos dos EUA e Reino Unido”. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Pinto, A. (2017). “A Diversidade e os Media na obra de Godffrey Reggio”. Media & Jornalismo nº 31, 2017.

Cádima, F. Rui (2017) “Silencio político. Medios de comunicación, pluralismo y diversidad en Europa”. Revista TELOS (Cuadernos de Comunicación e Innovación), nº 106, Febrero – Mayo 2017.https://telos.fundaciontelefonica.com/DYC/TELOS/LTIMONMERO/DetalleArtculo_106TELOS_TRIBUNA2/seccion=1288&idioma=es_ES&id=2017022117530001&activo=6.do

Cádima et altri (2017). Novos usos e desafios para os Videojogos: streaming, questões de género e assédio online. Cádima, F., Dias, L., Pestana, J. & Pinto, D. Media & Jornalismo nº 31, 2017, pp. 165-176. https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_11.

Cádima, F. Rui (2017). O (des)controlo da Internet: para uma história da Dark Web”, Revista Portuguesa da História da Comunicação, publicação do Grupo de Trabalho de História da Comunicação da SOPCOM. nº 0, Janeiro de 2017, pp. 96-107. http://www.revistahc.sopcom.pt/ficheiros/20170204-frc.pdf

Cádima, F. Rui (2016), “O Public Service Media, a RTP e os Desafios da Era Digital”. Actas do II Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, sobre os Desafios dos Media de Serviço Público. Organização: Universidade de Coimbra. Nº 2 da revista Mediapolis, 2016, pp. 63-71. http//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_2_5https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/39187/1/O%20Public%20Service%20Media%20a%20RTP%20e%20os%20desafios%20da%20era%20digital.pdf?ln=es

Cádima, F. Rui. (2016). Da TV pública europeia à “alienação” da Ideia de Europa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 39(2), 39-47. https://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201623

Cádima, F. Rui (2016), “La beffa del secondo mercato” Mondoperaio, XVIII (5) maggio 2016, pp. 73-82. http://www.mondoperaio.net/wp-content/uploads/2016/05/cop_grande_maggio2016_.jp

Comunicações publicadas em Atas

Cádima, F. Rui, Fernandes, J., Baptista, C., Martins, L., e Silva, M. (2018). Public Service Media, Diversidade e Pluralismo. Comunicação apresentada ao X Congresso da SOPCOM – Ciências da Comunicação – Vinte Anos de Investigação em Portugal. Escola Superior de Educação de Viseu, 27 novembro 17. GT Estudos Televisivos – Mesa 1 – Televisão em Mudança. (no prelo)

Cádima, F. Rui (2017). “La légitimation des médias de service public à l’ère numérique”. Actes du Colloque Internationalle [Méta]morphoses numériques de la culture et des médias. UQAM, MONTRÉAL, 9 ET 10 MAI 2016.

Cádima, F. Rui, Silva, M., Martins, L., (2016). “Os media e o pluralismo em Portugal”. Actas do III Simpósio OBCOM –  Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura. USP – Universidade de São Paulo.

Cádima, F. R. (2016). Pluralismo e diversidade na televisão generalista: questões metodológicas no quadro dos estudos comparativos no contexto europeu. Eds: Sofia Sampaio, Filipe Reis e Gonçalo Mota. Actas do V Encontro Anual do AIM, pp. 563-572. Editor: AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Acessível em http://www.aim.org.pt/atas/Atas-VEncontroAnualAIM.pdf

Comunicações apresentadas em Congressos e Conferências

Cádima, F. Rui (2018). “Public Service Media and Diversity in the Digital Context”. Rome Sostenibilia International Seminar on Social theory for the sustainability and the digital networks. Rome-Sapienza University on 15th-17 October 2018. Org: Observatory of Social Theory for the New Media and the Sustainability – Sostenibilia (www.sostenibilia.net) founded at the Sapienza University of Rome.

Cádima, F. Rui (2018). Com Carla Baptista, Marisa Torres da Silva e Luís Oliveira Martins. Conclusões do projecto DIVinTV – Televisão pública e diversidade cultural em Portugal. Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH. FCSH, 28 de Setembro de 2018.

Bonixe, Luís (2018). “Os direitos dos animais nas notícias – as vozes e as temáticas de um debate público”. Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH. FCSH, 28 de Setembro de 2018.

Ascensão, Patrícia (2018): As “vozes” na informação noticiosa e o pluralismo no serviço público de televisão através da análise dos protagonistas das notícias no “Telejornal” da RTP. Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH. FCSH, 28 de Setembro de 2018.

Raquel Lourenço e Joana Fernandes (2018): Televisão pública, sociedade e pluralidade de expressões culturais. Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH. FCSH, 28 de Setembro de 2018.

Lamy, Sónia (2018): Caminhos para uma maior diversidade nos média – Ecos da sociedade civil organizada nas notícias. Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH. FCSH, 28 de Setembro de 2018.

Cádima, F. Rui (2018). Com Carla Baptista, Marisa Torres da Silva e Luís Oliveira Martins. Apresentação dos resultados do MPM – Media Pluralism Monitor – Portugal 2017/18. Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH. FCSH, 28 de Setembro de 2018.

Baptista, Carla (2018). “DIVERSITY PROGRAMMING IN THE PORTUGUESE PUBLIC TELEVISION: A LONG PATH TO RUN TOWARDS THE EUROPEAN AGENDA”. 10th International Conference THE BRIDGES OF MEDIA EDUCATION 2018. Novi Sad University, Serbia. 14th-15th September, Novi Sad.

Cádima, F. Rui (2018). “Diversidade, Pluralismo e Comunicação Social”. Com Carla Baptista, Luís Oliveira Martins e Marisa Torres Silva. Comunicação apresentada ao CIÊNCIA 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal/FCT – Painel “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Centro de Congressos de Lisboa, 4 de julho de 2018.

Cádima, F. Rui (2018). “Património, arte e herança cultural como eixos da diversidade e do conhecimento”. II International Conference TOCRIA – Tourism and Creative Industries. NOVA FCSH 1, 2 and 3 July 2018. (Orgs: ICNOVA/FCSH, CEPESE/UPorto and MEDIA XXI). 3 de Julho, NOVA FCSH.

Cádima, F. Rui (2018). “Public Service Media, Pluralism and Cultural Diversity in Portugal”. Com Carla Baptista, Francisco Rui Cádima, Luís Oliveira Martins e Marisa Torres Silva. Comunicação apresentada na Conferência da International Association for Media and Communication Research – IAMCR, no painel: Public Service Media in the Hispanophone and Lusophone World. University do Oregon, Eugene, 23 de junho de 2018.

Cádima, F. Rui (2017). “Media, Diversity and Globalization in the Digital Era”, comunicação apresentada na ICA ASIA REGIONAL CONFERENCE 2017 – Communications Research in Digital Age. SNDT WOMEN’S UNIVERSITY, MUMBAI, INDIA, 16 December 2017.

Cádima, F. Rui, Carla Baptista, Luís Oliveira Martins e Marisa Torres da Silva (2017). “PLURALISMO DOS MÉDIA EM PORTUGAL”. Comunicação apresentada ao Colóquio Internacional Pluralismo dos Média na Europa e em Portugal. Lisboa, Assembleia da República, 5 de Dezembro de 2017.

Cádima, F., Fernandes, J., Baptista, C., Martins, L., e Silva, M. (2017). “Public Service Media, Diversidade e Pluralismo”. Comunicação apresentada ao X Congresso da SOPCOM – Ciências da Comunicação – Vinte Anos de Investigação em Portugal. Escola Superior de Educação de Viseu, 27 novembro 17. GT Estudos Televisivos – Mesa 1 – Televisão em Mudança.

Cádima, F. Rui, Baptista, Carla, Torres da Silva, Marisa e Martins, Martins, Luís O (2017). “Public service media, pluralism and diversity”. ECREA Television Studies Section Conference Malaga University, November 15th-17th 2017.

Cádima, F. Rui, Carla Baptista, Luís Oliveira Martins e Marisa Torres da Silva (2017). “Media e Pluralismo em Portugal”. Encontro CIÊNCIA’17, promovido pelo MCTES – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (14h00, Sala B, Painel “Media, Comunicação e Cidadania”). Centro de Congressos de Lisboa, 3 de julho (antiga FIL, na Junqueira). http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?global=1

Cádima, F. Rui, Joana Fernandes e Raquel Lourenço (2017). “Diversidade Cultural e Media”. 3º Seminário “Diversidade, Educação e Cidadania – PAISAGENS, LINGUAGENS e UTOPIAS na CIDADE. Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. 2 de Junho de 2017.

Cádima, F. Rui (2017). “Implicações sociais e políticas do ‘Algorithmic turn’”. In Fake-news e algoritmos: responsabilidade editorial e liberdade de expressão no mundo on-line. FCSH, 24 de Maio de 2017. Organização: ISOC, AECJ e Pólo FCSH/NOVA do CIC.Digital.

Cádima, F. Rui (2016). “Public television and cultural diversity in Portugal”.  European Screens Conference – International Conference on Film, TV Drama and the Audiovisual Industries in Europe. Organised by the HERA-funded project ‘Mediating Cultural Encounters through European Screens’ (MeCETES). Universidade de York, UK. 5 September 2016.

Cádima, F. Rui e Oliveira Martins, Luís (2016). “Monitoring Media Pluralism and Cultural Diversity in Portuguese Public TV – Contexts and Methods”; IAMCR 2016 Conference Public Service Media Policies Working Group. Leicester, UK, 27-31 July 2016.

Cádima, F Rui (2016). “Public policies and the remit of Public Service Media (PSM)”, Ibero-American Session One – Ibero-American Media Markets Dynamics 1 da Pre-Conference da Annual Conference of the European Media Management Association (EMMA) June 2, 2016. Faculty of Arts (FLUP), Porto University, Portugal.

Cádima, F. Rui (2016). “A Regulação dos Media nos Países de Língua Portuguesa e Espaço Ibero-Americano”, F. Rui Cádima, na qualidade de comentador da Conferência de abertura de Presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno. Pre-Conference da Annual Conference of the European Media Management Association (EMMA) June 2, 2016. Faculty of Arts (FLUP), Porto University, Portugal.

Cádima, F. Rui (2016). “La légitimation des médias de service public en Europe à l’ère numérique”. 84e Congrès de l’Acfas – Association francophone pour le savoir-Acfas; Cidade do evento: Montréal / UQAM – Université du Québec à Montréal. Data: 10 de Maio de 2016.