A investigadora do ICNOVA Margarida Mendes é responsável pela curadoria do programa que a artista norueguesa Jana Winderen apresenta no Klein Space, em Lisboa, nos dias 18 e 19 de setembro de 2026.
O programa inclui o workshop Listening to Find Questions, que decorre ao longo de três sessões nos dois dias e propõe uma prática partilhada de escuta, perceção e investigação sonora em diferentes ambientes. A iniciativa inclui uma sessão de gravação de campo ao ar livre junto ao rio Tejo, explorando as relações entre os participantes, o espaço envolvente e outras espécies.
No dia 19 de setembro, às 19h00, Jana Winderen apresenta ainda uma Listening Session aberta ao público, com uma seleção de trabalhos da artista espacializados especificamente para o sistema de som do Klein Space. A sessão aborda ambientes sonoros e criaturas de difícil acesso físico ou auditivo para os seres humanos, incluindo sons captados em profundidade, no interior do gelo ou em frequências inaudíveis ao ouvido humano.
A participação no workshop está sujeita a inscrição e tem lugares limitados. A Listening Session é gratuita, mediante inscrição.

