Fotojornalismo em Mudança2020-03-22T14:11:33+00:00

Congresso Iberoamericano de Fotojornalismo

FOTOJORNALISMO EM MUDANÇA

11 e 12 de fevereiro de 2021

Colégio Almada Negreiros – NOVA FCSH
Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa

APRESENTAÇÃO

O fotojornalismo é uma das menos estudadas especialidades do jornalismo, apesar da relevância que a imagem fotográfica ocupou e ocupa no campo da informação jornalística. Este congresso  especificamente devotado aos estudos sobre fotojornalismo – entendido num sentido lato, englobando o fotodocumentarismo – procura contribuir para suprir essa debilidade nos estudos sobre media e jornalismo. O evento proporcionará aos profissionais, investigadores, professores, estudantes e demais interessados um fórum de debate sobre fotojornalismo, a abordar desde uma pluralidade de pontos de vista: histórico, ético, profissional e outros.

CALENDARIZAÇÃO

13 de março de 2020: Apresentação do website e lançamento da chamada de trabalhos
18 de setembro de 2020: fecho da chamada para trabalhos (envio do sumário)
19 de setembro a 25 de setembro de 2020: notificação de comunicações aceites e estabelecimento do programa provisório
28 de setembro a 30 de outubro de 2020: primeiro período para inscrições
31 de outubro a 30 de novembro de 2020: segundo (e último) período de inscrições
11 de dezembro: divulgação do programa definitivo
11 e 12 de fevereiro de 2021: conferência
25 de junho de 2021: prazo máximo para envio dos textos completos das comunicações para o livro eletrónico (edição ICNOVA) que resultará da conferência, a publicar em 2022 (Editores: Jorge Pedro Sousa, Fátima Lopes Cardoso e Maria José Mata)

EIXOS TEMÁTICOS

O congresso tem vários eixos temáticos prioritários, nos quais as propostas de comunicação e textos completos para o livro eletrónico se devem, por norma, inserir. As propostas devem indicar qual o eixo temático principal em que se inserem.

1. História do fotojornalismo
2. Vida e obra de fotojornalistas (biografias profissionais)
3. Agências de fotojornalismo e fotojornalismo de agência
4. Fotojornalismo e dispositivos móveis
5. Fotojornalismo, Web e redes sociais
6. Fotojornalismo e narrativas transmediáticas
7. Formatos, géneros, fronteiras, experimentação e inovação em fotojornalismo
8. Análise do discurso fotojornalístico
9. Tecnologia e técnicas em fotojornalismo
10. Ética do fotojornalismo
11. Teoria e teóricos do fotojornalismo
12. Ensino do fotojornalismo

PROGRAMA PROVISÓRIO

11.02.21

9:00 Acreditações

10:00 Abertura do congresso

Intervenções:

Francisco Rui Cádima (NOVA FCSH & ICNOVA)
Carla Baptista (NOVA FCSH & ICNOVA)
Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa & ICNOVA)

10:30 – 12:00 Painel 1// Fotojornalismo em mudança: o olhar dos académicos

Intervenções:

Margarita Ledo Andión (Universidade de Santiago de Compostela)
Paulo César Boni (Universidade Estadual de Londrina)

Moderadora: Maria José Mata (Escola Superior de Comunicação Social & ICNOVA)

12:00 – 14:30 Pausa para almoço

14:30-16:00 Painel 2 // Mudanças históricas no fotojornalismo português

Intervenções:

Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa & ICNOVA)
Maria José Mata (Escola Superior de Comunicação Social & ICNOVA)
Fátima Lopes Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social, UAL & ICNOVA)

Moderador: Rui Coutinho (Escola Superior de Comunicação Social)

16:00-17:00 Pausa para café e apresentação de livros e projetos de fotojornalistas

17:00- 18:30 Sessões paralelas (programa a definir)

 ——-

12.02.21

9:00 Acreditações

9:30 – 12:00 Mesa-redonda // Fotojornalismo em mudança: o olhar dos profissionais

Intervenções

António Pedro Ferreira (Expresso)
Céu Guarda (Escola Artística António Arroio)
Leonel de Castro (Global Imagens)
Luís Filipe Catarino (4 See Photographers)
Mário Cruz (Agência Lusa)
José Soudo (Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual)

Moderadora: Fátima Lopes Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social & ICNOVA)

12:00 – 14:30 Pausa para almoço

14:30-16:00 Sessões paralelas (programa a definir)

16:00-17:00 Pausa para café e apresentação de livros e projetos de fotojornalistas

17:00- 18:30 Sessões paralelas (programa a definir)

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO

Línguas do congresso: português, espanhol e inglês.

Normas gerais para a submissão de propostas de comunicação:

A submissão de propostas de comunicação, numa das línguas do congresso, deve ser feita para o email fotojornalismoiberoamericano@gmail.com até ao dia 18 de setembro de 2020.

Cada autor poderá apresentar até duas comunicações individuais e, eventualmente, uma terceira, desde que pelo menos uma das comunicações seja em coautoria.

É requisito obrigatório que os autores possuam o grau de mestre ou um currículo profissional ou académico relevante, sendo desejável que possuam o grau de doutor.

Preferem-se comunicações inéditas que acrescentem novo conhecimento aos estudos sobre fotojornalismo ou comunicações que apresentem um novo ângulo sobre um tema já anteriormente abordado.

As propostas serão sujeitas a um processo seletivo.

Os autores cujos trabalhos sejam aceites poderão apresentar comunicação no congresso, pagando a respetiva taxa de inscrição. Também poderão enviar os textos completos das suas comunicações, para publicação em livro eletrónico com ISBN, após arbitragem. No caso de comunicações coletivas, pelo menos um dos autores da proposta de comunicação terá de participar no evento. Só serão emitidos certificados de participação e comunicação a investigadores que efetivamente participem no congresso.

Normas de estilo a respeitar na submissão de propostas de comunicação

Por favor, respeitar escrupulosa e integralmente as normas de estilo seguintes na submissão de propostas de comunicação e usar o modelo disponibilizado para o efeito.

a) Documento Word, extensões doc, docx ou rtf (não se aceitam documentos em Open Office),margens de 2cm (todas).
b) Letra Times New Roman, corpo 12 (toda a proposta), entrelinhado 1,5, justificado, sem reentrância de início de parágrafo, num único parágrafo.
c) Incluir, por ordem, os seguintes elementos, com duplo espaço vertical a separá-los:

– Título da comunicação proposta
– Nome do autor
– Instituição a que pertence o autor
– Email

[No caso de haver mais do que um autor, repetir a informação relativa a nome, instituição e email, pela mesma ordem.]

– Resumo até 300 palavras, fazendo referência ao tema, objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
– Palavras-chave: até cinco, separadas por ponto e vírgula.
– Eixo temático [escolher um dos eixos temáticos acima mencionados].

Descarregue o modelo para a submissão de propostas de comunicação

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Normas de estilo para o envio do texto completo:

A submissão dos artigos referentes às comunicações, para o livro eletrónico que vier a resultar da conferência, deverá ser feita para o e-mail fotojornalismoiberoamericano@gmail.com até ao dia 25 de junho de 2021. Use o modelo disponibilizado e respeite as seguintes normas de estilo:

a) Documento Word, extensões doc, docx ou rtf (não se aceitam documentos em Open Office).
b) Letra Times New Roman, corpo 12 (toda a proposta), entrelinhado 1,5, justificado, sem reentrância de início de parágrafo, sem separação vertical entre parágrafos, exceto tratando-se de citações.
c) Incluir, por ordem, os seguintes elementos, com duplo espaço vertical a separá-los:

Título do artigo (que deverá ser idêntico ao da comunicação admitida na conferência)
Nome do autor
Instituição a que pertence o autor
E-mail

[No caso de haver mais do que um autor, repetir a informação relativa a nome, instituição e email, pela mesma ordem.]

Resumo até 300 palavras, fazendo referência ao tema, objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
Palavras-chave: até cinco, separadas por ponto e vírgula.

d) O artigo deve, preferencialmente, incluir as seguintes secções:

  1. Introdução (delimitação do objeto/problema científico a resolver, referência a objetivos, eventuais hipóteses e perguntas de investigação)
  2. Marco teórico e estado da questão
  3. Metodologia
  4. Resultados e discussão (esta secção poderá, alternativamente, ser dividida em vários capítulos com título e numeração própria)
  5. Conclusões
  6. Referências bibliográficas

Nota: do início da introdução ao final das conclusões o artigo deve ter entre 4000 (mínimo) e 7000 (máximo) palavras. Título, autores e filiação, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas não contam para o total de palavras.

e) Outras normas de estilo para os artigos:

  1. Notas de rodapé no final de cada página e não no final do texto. As notas de rodapé devem ser grafadas em fonte Times New Roman, corpo 10, entrelinhado a um espaço, texto justificado.
  2. Citações diretas devem ser incluídas no texto, entre aspas (sem itálico): (Sousa, 2016: 117-123).
  3. Se a citação direta tiver mais do que 40 palavras, deve ser incluída em parágrafo à parte, com dupla separação vertical do parágrafo antecedente e do parágrafo posterior, mas mantendo o entrelinhado 1,5. Não usar aspas nem aplicar reentrância/avanço de parágrafo. Usar, no final, a referência, no formato: (Sousa, 2016: 215).
  4. Citações parafraseadas devem ser referenciadas, no mesmo formato: (Sousa, 2016: 30).
  5. As referências bibliográficas deverão ser listadas por ordem alfabética, no final do artigo, e seguir o padrão APA, conforme os seguintes exemplos:

Delicato, M. O. Revoluções no fotojornalismo: o caso do jornal “O Comércio do Porto”. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa. [Online]. Consultada a 28 de novembro de 2018. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4543.

Lima, H. & Sousa, J. P. (2017). O Espelho: Infopropaganda britânica para Portugal e para o Brasil durante a I Guerra Mundial. Revista Famecos, 24(1), 20-35.

Pena Álvarez, P. (2014). Las redes sociales como factor diferencial en el periodismo asiático. In: S. Direito (coord.), De los medios a los metamedios (104-163). Santiago: Iacobus.

Rodríguez Freire, J. (2001). El conflicto de los derechos audiovisuales en las retransmisiones deportivas en radio. El caso de la Liga de Fútbol Profesional. Vigo: Universidad de Vigo.

Sousa, J. P. (2007). O dia depois: A reação da imprensa portuguesa ao atentado de 11 de Março de 2004 em Madrid. [Online]. Consultado a 15 de novembro de 2018. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-dia-depois.pdf

Tabelas, fotografias, gráficos e similares devem ser numerados, inseridos no local do texto onde deverão figurar, em formato JPG ou TIFF, com título na parte superior, centrado, e indicação da fonte na parte inferior, centrada, mantendo a letra Times New Roman, corpo 12. Os dados deverão ser grafados de maneira a serem legíveis, não sendo desejável o emprego de letra com corpo inferior a 10.

MUITO IMPORTANTE: Os autores dos artigos são responsáveis pela obtenção prévia de autorização para a publicação de imagens protegidas por direitos de autor para a sua inclusão no texto do livro, declinando os organizadores do livro de atas ou a entidade que o editar qualquer responsabilidade neste âmbito.

Descarregue o modelo para a submissão de textos finais para livro eletrónico

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INSCRIÇÕES

Inscrições abertas somente nos seguintes períodos:

28 de setembro a 30 de outubro de 2020: primeiro período para inscrições
31 de outubro a 30 de novembro de 2020: segundo (e último) período de inscrições 

Taxa de inscrição (28 de setembro a 30 de outubro de 2020)

Estudantes de qualquer grau de ensino, desempregados, bolseiros e investigadores do ICNOVA: 80 euros
Outros: 100 euros

Taxa de inscrição (31 de outubro a 30 de novembro de 2020)

Estudantes de qualquer grau de ensino, desempregados, bolseiros e investigadores do ICNOVA: 100 euros
Outros: 120 euros

A inscrição dá direito à participação nos trabalhos, documentação, certificados, crachá (identificador), dois almoços e dois lanches (pausas para café).

A assistência livre à conferência (sem apresentação de comunicação, sem direito a documentação e certificados e sem direito a cafés e refeições) não obriga a inscrição prévia nem ao pagamento de qualquer taxa de inscrição.

Nota: não haverá restituição de quaisquer quantias pagas, mesmo no caso de desistência de participação na conferência ou não comparência.

Formalização da inscrição e pagamento da respetiva taxa:

O pagamento da taxa de inscrição faz-se exclusivamente por transferência bancária:

IBAN: PT50 0781 0112 0000 0006 3998 0
Banco: Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E.
Nome do titular: Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Só serão entregues certificados de participação e de apresentação de comunicação a participantes presentes na conferência e que tenham pago a taxa de inscrição.

Para inscrição no evento, enviar email para icnova@fcsh.unl.pt e para fotojornalismoiberoamericano@gmail (para os dois endereços eletrónicos em simultâneo) formalizando a inscrição na conferência e indicando nome, instituição, contactos e título(s) da(s) proposta(s) de comunicação. Anexar o comprovativo (jpeg ou pdf) do pagamento da taxa de inscrição.

No caso de desejar recibo em nome individual, indicar NIF.

No caso de desejar recibo em nome de outra entidade, indicar:

– Denominação da entidade
– Endereço da entidade
– NIF da entidade

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa & ICNOVA)
Maria José Mata (Escola Superior de Comunicação Social & ICNOVA)
Fátima Lopes Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social, UAL & ICNOVA)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa & ICNOVA)
Maria José Mata (Escola Superior de Comunicação Social & ICNOVA)
Fátima Lopes Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social, UAL & ICNOVA)
Natália Honório Manso (ICNOVA  – BGCT)
Patrícia Contreiras (ICNOVA – BGCT)
 

CONTACTOS

fotojornalismoiberoamericano@gmail.com
icnova@fcsh.unl.pt
Telefone (ICNOVA): + 351 21 364 20 13

ORGANIZAÇÃO

ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova