Depois das edições realizadas na Covilhã, na Universidade da Beira Interior, e em Lisboa, na NOVA FCSH, a 3.ª edição das Jornadas de Ativismo Corporativo realiza-se a 11 de junho de 2026, em Barcelona, na Universitat de Barcelona.
Organizado em parceria entre o LabCom e o ICNOVA (contando com a participação do investigador Alexandre Duarte na organização), o encontro ibérico terá formato híbrido (online, das 11h00 às 14h00, e presencial, das 15h00 às 20h00), reunindo académicos e profissionais em torno do tema “Empresas perante a policrise: marketing, governação e comunicação estratégica em transformação”.
Num contexto marcado por crise climática, tensões geopolíticas, polarização ideológica e crescente escrutínio público, as jornadas propõem uma reflexão aprofundada sobre o papel das organizações na esfera pública. Entre as questões centrais destacam-se o lugar do silêncio estratégico como forma de posicionamento, a distinção entre ativismo corporativo autêntico e oportunista, e os desafios de construção de legitimidade e coerência entre discurso e prática organizacional.
Eixos Temáticos
O programa estrutura-se em quatro eixos temáticos:
- Ativismo corporativo e policrise, analisando transformações recentes do fenómeno;
- Marketing, consumidor e cultura política, com foco na autenticidade e na relação marca-consumidor;
- Governação e coerência organizacional, explorando a integração do ativismo nas estruturas internas;
- Comunicação estratégica e legitimidade, abordando práticas como corporate social advocacy e relações cívicas.
Call for Proposals
Para além do painel académico, que aceita propostas teóricas, empíricas e críticas, esta edição introduz um painel profissional, dedicado à apresentação de casos práticos de ativismo corporativo, incluindo campanhas, estratégias de posicionamento sociopolítico ou gestão do silêncio organizacional.
As propostas de comunicação encontram-se abertas até 30 de abril de 2026, devendo incluir um resumo entre 700 e 900 palavras. A participação é gratuita e aberta a investigadores, profissionais e estudantes, em regime presencial ou online.
Estas jornadas afirmam-se como um espaço interdisciplinar de debate sobre comunicação estratégica, marketing e governação, em articulação com a agenda internacional de investigação sobre ativismo corporativo, num momento em que as empresas são crescentemente chamadas a posicionar-se perante desafios sociais e políticos complexos.
Saiba mais aqui: gaudere.net/activismo-pt



