Influencers Trust Label:2021-04-02T13:27:05+00:00

Influencers Trust Label: Combating Fake News Through Social Media Channels

Coordenação a nível nacional: Ioli Campos e Carla Baptista
Financiamento: Comissão Europeia
Consórcio é liderado pelo ICMedia em Espanha, e conta com a participação da associação europeia YouthProaktiv e da Universidade Nova de Lisboa.

Breve descrição do projeto: O “Influencers Trust Project” pretende responder ao desafio societal da falta de informação de qualidade e da falta de confiança na informação através de uma metodologia inovadora.Actualmente, a maior parte dos europeus consome e partilha notícias online todas as semanas (72% – de acordo com o TrustBarometer da Edelman). Mas, muitos europeus estão também preocupados com a manipulação e disseminação de notícias falsas (73% – de acordo com a mesma fonte). As redes sociais ocupam um lugar indiscutível nessa partilha de informação, e os designados “influenciadores” são actores de relevo nessas novas formas de comunicação. Com este projecto, pretendemos aumentar os níveis de literacia mediática na Europa através da criação de uma nova metodologia para travar a disseminação de informação falsa nas redes sociais. Essa metodologia consiste no desenvolvimento e testagem de uma ferramenta para ser usada por influenciadores: o “Influencers Trust Label”. Para além da criação desse selo de confiança, o projecto prevê também várias acções de formação a influenciadores, educadores e jovens e ainda uma fase de divulgação. Uma das mais valias do projecto é a sua dimensão internacional, porque as redes sociais não têm fronteiras. Neste momento, fazem parte do consórcio Portugal, Espanha e Bélgica, mas já submetemos uma nova candidatura para alargar o projecto a mais países europeus. O projecto é financiado pela Comissão Europeia, através da grant “Media Literacy for All”.

+ info: http://influencerstrustlabeleu.org/