Laboratório de Experimentação Cénica2019-03-28T19:40:54+00:00

Laboratório de Experimentação Cénica – LEC

Coordenador: Paulo Filipe Monteiro

Este laboratório, nascido do Mestrado em Artes Cénicas, está aberto à colaboração com professores e estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e de outros cursos da mesma Faculdade, e ainda com artistas de fora dela.

Tem como objectivo desenvolver o treino dos performers, experimentar, na prática, novos caminhos para o trabalho em teatro, dança, performance art, artes circenses e ópera e desenvolver o pensamento teórico e crítico sobre as artes cénicas.

Tem por base um grupo permanente que se encontra semanalmente para explorar novos caminhos para o trabalho de corpo e voz, ou a partir de textos teóricos, ou a partir de propostas trazidas pelos seus membros e por convidados nacionais ou internacionais.

Além disso, organiza cursos com grandes mestres portugueses e estrangeiros. Desde a sua criação, em Outubro de 2017, realizou já os seguintes cursos:

  1. Improvisação, com Paulo Filipe Monteiro
  2. O Palhaço e o Sentido Cómico do Corpo, com Ricardo Puccetti
  3. Técnica da Máscara, com Filipe Crawford
  4. Ética e Metodologia de Grotowski, com Filipe Pereira
  5. Método Viewpoints, com Joana Pupo
  6. Método Viewpoints II, com Joana Pupo
  7. Teatralização de espaços não convencionais, com Ricardo Puccetti
  8. Equilíbrio rítmico corporal: distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas, com Carla Fonseca e Horacio López

Foram cursos sempre de elevado nível, predominantemente práticos, embora nalguns casos, depois de uma manhã de prática, se seguisse uma tarde de teoria.

Começamos agora a organizar seminários teóricos, o primeiro dos quais foi sobre “O Yoga no trabalho do actor e do bailarino”.

Estas actividades têm servido de base a vários projectos de dissertação entretanto submetidos.

2019

 — Seminários em “Programação de Artes Cénicas”  

Terão lugar, nos próximos dias 1 e 29 de abril, pelas 18h00, no Auditório 002 da torre B, da NOVA FCSH, dois Seminários de Programação de Artes Cénicas, dinamizados pelo Laboratório de Experimentação Cénica do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova e pelo Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH.

A primeira sessão contará com a participação dos artistas Maria do Mar, que abordará  “A programação das ‘Pequenas Notáveis – um mini festival sobre o feminino’” e Vasco Araújo, cuja comunicação será dedicada aos “Cruzamentos entre curadoria e programação a partir de um percurso artístico.”

A segunda sessão terá como convidada Vânia Rodrigues, produtora e doutoranda em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa do LEC/ICNOVA surge no âmbito dos Mestrado de Artes Cénicas e de Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes, e do respetivo seminário ministrado por Cláudia Madeira.

— Formação cénica em equilíbrio rítmico corporal

Workshop sobre distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas destina-se a atores, bailarinos, músicos, encenadores e outros artistas.

Carla Fonseca e Horacio López (Argentina), são os dinamizadores de um workshop de cinco dias onde se visa “explorar e adquirir ferramentas para a improvisação interdisciplinar, vivenciar as rítmicas africanas e a sua evolução no Rio de la Plata, usar o corpo como primeiro instrumento e aplicar à vocalização de textos”, descreve o programa.

O objetivo da iniciativa será sensibilizar os participantes “para a capacidade de governar o seu comportamento rítmico e desenvolver sequências de movimento com várias temporalidades”, tornando-os “capazes de improvisar, experimentar e ressignificar a experiência temporal e rítmica para desenvolver a expressão e enfrentar um território de acção interdisciplinar”, afirma o mesmo documento.

O evento, da iniciativa de Paulo Filipe Monteiro e organizado pelo Laboratório de Experimentação Cénica da NOVA FCSH, decorre de 6 a 10 de fevereiro com um limite de 25 participantes. Os interessados devem enviar, até 30 de janeiro, o seu currículo resumido para pfm@fcsh.unl.pt

 

2018

— Curso ensina “Teatralização de Espaços Não Convencionais”

Ricardo Puccetti, ator, encenador e investigador, vai lecionar um curso no Laboratório de Experimentação Cénica, associado ao Mestrado em Artes Cénicas.

Como causar impacto cénico na rua? Que elementos da dinâmica de tempo e espaço da rua podem ser incorporados na cena e na construção de imagens? Quais as possibilidades de relação ator/público na rua? Usando pedagogia própria e com uma visão predominantemente prática, o ator Ricardo Puccetti transmite, a partir de dia 5 de novembro no curso “Teatralização de Espaços Não Convencionais”, os seus métodos de treino físico e vocal para atores, focando atuações voltadas para espaços abertos.

Através de exercícios em sala, mas também em áreas públicas da NOVA FCSH, o curso conduz os participantes para uma jornada de exploração da tridimensão do corpo, das suas nuances vibratórias e dos seus desenhos no espaço e no tempo. A formação será centrada também na construção da cena a partir da arquitetura e geografia de um determinado espaço e na busca de uma dramaturgia que surpreenda e revele novos pontos de vista e distintas possibilidades de relação.

Além de ator, Ricardo Puccetti é também encenador e investigador do Lume Teatro – Universidade Estadual de Campinas (IUnicamp, Brasil), e estará na Faculdade no contexto do Mestrado em Artes Cénicas, da responsabilidade de Paulo Filipe Monteiro.

O curso “Teatralização de Espaços Não Convencionais” tem inscrições abertas e terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de novembro, das 9h às 13h e das 14h às 16 horas.