Laboratório de Experimentação Cénica – LEC
Coordenador: Paulo Filipe Monteiro
Este laboratório, nascido do Mestrado em Artes Cénicas, está aberto à colaboração com professores e estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e de outros cursos da mesma Faculdade, e ainda com artistas de fora dela.
Tem como objectivo desenvolver o treino dos performers, experimentar, na prática, novos caminhos para o trabalho em teatro, dança, performance art, artes circenses e ópera e desenvolver o pensamento teórico e crítico sobre as artes cénicas.
Tem por base um grupo permanente que se encontra semanalmente para explorar novos caminhos para o trabalho de corpo e voz, ou a partir de textos teóricos, ou a partir de propostas trazidas pelos seus membros e por convidados nacionais ou internacionais.
Além disso, organiza cursos com grandes mestres portugueses e estrangeiros. Desde a sua criação, em Outubro de 2017, realizou já os seguintes cursos:
- Improvisação, com Paulo Filipe Monteiro
- O Palhaço e o Sentido Cómico do Corpo, com Ricardo Puccetti
- Técnica da Máscara, com Filipe Crawford
- Ética e Metodologia de Grotowski, com Filipe Pereira
- Método Viewpoints, com Joana Pupo
- Método Viewpoints II, com Joana Pupo
- Teatralização de espaços não convencionais, com Ricardo Puccetti
- Equilíbrio rítmico corporal: distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas, com Carla Fonseca e Horacio López
Foram cursos sempre de elevado nível, predominantemente práticos, embora nalguns casos, depois de uma manhã de prática, se seguisse uma tarde de teoria.
Começamos agora a organizar seminários teóricos, o primeiro dos quais foi sobre “O Yoga no trabalho do actor e do bailarino”.
Estas actividades têm servido de base a vários projectos de dissertação entretanto submetidos.
2019
— Seminários em “Programação de Artes Cénicas”
Terão lugar, nos próximos dias 1 e 29 de abril, pelas 18h00, no Auditório 002 da torre B, da NOVA FCSH, dois Seminários de Programação de Artes Cénicas, dinamizados pelo Laboratório de Experimentação Cénica do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova e pelo Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH.
A primeira sessão contará com a participação dos artistas Maria do Mar, que abordará “A programação das ‘Pequenas Notáveis – um mini festival sobre o feminino’” e Vasco Araújo, cuja comunicação será dedicada aos “Cruzamentos entre curadoria e programação a partir de um percurso artístico.”
A segunda sessão terá como convidada Vânia Rodrigues, produtora e doutoranda em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa do LEC/ICNOVA surge no âmbito dos Mestrado de Artes Cénicas e de Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes, e do respetivo seminário ministrado por Cláudia Madeira.
— Formação cénica em equilíbrio rítmico corporal
Workshop sobre distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas destina-se a atores, bailarinos, músicos, encenadores e outros artistas.
Carla Fonseca e Horacio López (Argentina), são os dinamizadores de um workshop de cinco dias onde se visa “explorar e adquirir ferramentas para a improvisação interdisciplinar, vivenciar as rítmicas africanas e a sua evolução no Rio de la Plata, usar o corpo como primeiro instrumento e aplicar à vocalização de textos”, descreve o programa.
O objetivo da iniciativa será sensibilizar os participantes “para a capacidade de governar o seu comportamento rítmico e desenvolver sequências de movimento com várias temporalidades”, tornando-os “capazes de improvisar, experimentar e ressignificar a experiência temporal e rítmica para desenvolver a expressão e enfrentar um território de acção interdisciplinar”, afirma o mesmo documento.
O evento, da iniciativa de Paulo Filipe Monteiro e organizado pelo Laboratório de Experimentação Cénica da NOVA FCSH, decorre de 6 a 10 de fevereiro com um limite de 25 participantes. Os interessados devem enviar, até 30 de janeiro, o seu currículo resumido para pfm@fcsh.unl.pt
2018
— Curso ensina “Teatralização de Espaços Não Convencionais”
Ricardo Puccetti, ator, encenador e investigador, vai lecionar um curso no Laboratório de Experimentação Cénica, associado ao Mestrado em Artes Cénicas.
Como causar impacto cénico na rua? Que elementos da dinâmica de tempo e espaço da rua podem ser incorporados na cena e na construção de imagens? Quais as possibilidades de relação ator/público na rua? Usando pedagogia própria e com uma visão predominantemente prática, o ator Ricardo Puccetti transmite, a partir de dia 5 de novembro no curso “Teatralização de Espaços Não Convencionais”, os seus métodos de treino físico e vocal para atores, focando atuações voltadas para espaços abertos.
Através de exercícios em sala, mas também em áreas públicas da NOVA FCSH, o curso conduz os participantes para uma jornada de exploração da tridimensão do corpo, das suas nuances vibratórias e dos seus desenhos no espaço e no tempo. A formação será centrada também na construção da cena a partir da arquitetura e geografia de um determinado espaço e na busca de uma dramaturgia que surpreenda e revele novos pontos de vista e distintas possibilidades de relação.
Além de ator, Ricardo Puccetti é também encenador e investigador do Lume Teatro – Universidade Estadual de Campinas (IUnicamp, Brasil), e estará na Faculdade no contexto do Mestrado em Artes Cénicas, da responsabilidade de Paulo Filipe Monteiro.
O curso “Teatralização de Espaços Não Convencionais” tem inscrições abertas e terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de novembro, das 9h às 13h e das 14h às 16 horas.