Media & Jornalismo (M&J)2021-06-21T11:32:39+00:00

Media & Jornalismo (M&J)

Coordenadora: Dora Santos Silva

A atividade do grupo M&J tem sido desenvolvida em torno de duas áreas principais – Estudos do Jornalismo e Média e Sociedade. O grupo M&J privilegia uma abordagem crítica e interdisciplinar dos discursos, contextos e práticas dos media, focada nos impactos sociais e políticos da mediatização que caracteriza a experiência moderna. Entre os objetivos principais está a participação em projetos de investigação e em redes internacionais, fortalecendo parcerias científicas, académicas e com a sociedade civil.

Duas áreas de intervenção têm vindo a destacar-se na história mais recente deste grupo de investigação, que emana do antigo CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo:

a) a contribuição para uma agenda de investigação focada na diversidade e na inclusão, através da reflexão e da monitorização de temas como o pluralismo mediático e a diversidade das expressões culturais. São exemplos os projectos MPM (2015-18); DIVinTV (2016-18); RadioActive Europe (2013-14); Concentração, Diversidade de Vozes e Competição no Mercado da Imprensa (2013-14); Género e Produção Noticiosa (2012-14); e EU Kids Online, este centrado na promoção de conhecimento sobre as oportunidades e riscos ligados às práticas digitais de crianças e jovens europeus, em articulação com as diretivas da UE.

b) o desenvolvimento da reflexão teórica e conhecimento aplicado no campo da comunicação política, reforçando a compreensão das dinâmicas entre política e média. São exemplos, o projeto Corrupção Política nos Média: um estudo comparativo entre Portugal, Brasil e Moçambique (2012-14) e também a série de seminários internacionais organizados nos últimos anos centrados no debate sobre o jornalismo, a democracia e a cidadania.

Os desafios para 2018-22 alargam e aprofundam a investigação nas linhas: a) Diversidade, Pluralismo e Inclusão; e b) Política, Jornalismo e Práticas Digitais. Estas linhas concentram os projetos que estão a ser desenvolvidos nomeadamente em torno da diversidade cultural, do discurso de ódio online, e sobre os usos dos novos media por crianças, jovens e idosos e do jornalismo de proximidade.

Latest articles

Read all articles