Observatório da Inovação nos Media e Indústrias Criativas
Coordenadora: Dora Santos Silva
Integrado no iNOVA Media Lab do ICNOVA, o Observatório da Inovação nos Media e Indústrias Criativas explora de que forma o ecossistema digital afeta processos, rotinas e produtos nos media e noutras indústrias criativas. Foca-se na análise de estratégias de inovação relacionadas com o produto, o processo criativo, a interação com o público, o uso de ferramentas digitais e o modelo de negócio, e o respetivo impacto.
No contexto das suas prioridades, o Observatório está a desenvolver quatro iniciativas:
a) analisar e mapear a oferta curricular a nível universitário no âmbito do empreendedorismo e inovação nos cursos de media;
b) mapear e analisar projetos de media independentes e empreendedores portugueses;
c) comparar os resultados com os dos parceiros latino-americanos e europeus;
d) desenvolver um microsite relacionado com as atividades do Observatório e a cobertura editorial da investigação sobre as áreas acolhidas.