Observatórios
Observatório da Diversidade e do Pluralismo
Observatório da Inovação nos Media e Indústrias Criativas
Observatório Media e Família
Observatório do Net-Ativismo
Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Média (EVAM)
De acordo com o Artigo 14º do Regulamento do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, o ICNOVA é constituído por Grupos de Investigação e Laboratórios “correspondentes a áreas de especialidade determinadas em sede de Conselho Científico do Instituto. O Instituto pode integrar ainda Laboratórios equiparados a GI, em ambos os casos aprovados em Conselho Científico do ICNOVA”. Podem ainda ser aprovados Laboratórios “não equiparados a GI, que neste caso deverão ter coordenador próprio, integrando um dos GI do Instituto”. São os casos do LEC – Laboratório de Experimentação Cénica (GI P&C) e do emergente LIC – Laboratório de Investigação Comportamental (GI CE&PTD).
Após a avaliação do ICNOVA da FCT, e em função do parecer dos avaliadores internacionais, a Coordenação do ICNOVA considerou a atual agenda estratégica e orgânica do ICNOVA (GIs – Labs – Observatórios), como estabilizada para o período 2020-2023.
Os Observatórios do ICNOVA devem ser estruturas complementares, com dinâmicas claramente mais restritas comparativamente aos GIs e LABs, com um foco temático bem perfilado, muito preciso e delimitado, e com equipas (investigadores e doutorandos) também mais restritas, especializadas no tema/foco do Observatório.
Devem ter como objetivos o aprofundamento dessa temática muito concreta dentro do GI ou Lab no qual estão integrados. Devem ter um coordenador e uma equipa específica. Esta, de preferência partilhada entre investigadores de diferentes GIs e Labs e doutorandos, com investigação e/ou conhecimento, publicações, etc., nessa mesma temática.
Os Observatórios do ICNOVA deverão ter como objetivo a produção de relatórios regulares (ou debates, seminários e conferências) de acompanhamento temático/setorial da sua área estrita de investigação.
Devem ser estruturas de acompanhamento e monitorização temático/sectorial. Os Observatórios, por definição, e em particular no modelo do ICNOVA, não são estruturas de produção ou de prestação de serviços, a não ser no âmbito de acompanhamento/monitorização do seu domínio estrito de investigação.
Em todo o caso, se no contexto da sua atividade surgir alguma possibilidade de desenvolver um determinado tipo de produção ou prestação de serviços não propriamente específica deste modelo de Observatório, essa mesma atividade pode ser desenvolvida no quadro do GI ou Lab ao qual o Observatório pertence.