Performance e Cognição (P&C)
Coordenadora: Carla Montez Fernandes
Este grupo de investigação estuda a forma como as dimensões da cognição, representação e desempenho estruturam fortemente a comunicação. Os processos de comunicação não são diretos: envolvem troca e interferência, feedback e double-bind, ambivalência, astúcia, sedução, persuasão, representação. A ação desenvolvida perante outros torna-se uma atuação. Estruturas e estratégias dramáticas estão presentes em todos os níveis de comunicação.
A NOVA FCSH foi pioneira nesta abordagem, criou em 1993 a disciplina de “Teorias de Drama e Performance”, e, em 2008, um Mestrado em Artes Performativas. A pesquisa tem sido desenvolvida em diferentes centros mas agora está a ser agregada, criando novos desenvolvimentos e sinergias. Esta desenvolve-se nos seguintes âmbitos:
1) como melhorar a presença para obter uma melhor performatividade; a tensão entre organicidade e artificialidade;
2) como são tomadas as decisões em ambientes criativos; o caráter dinâmico da comunicação multimodal (o estudo da linguagem em todas as vertentes da interação humana, incluindo a fala, o gesto e outros movimentos ou posturas do corpo), contribuindo assim para uma compreensão mais ampla da linguagem (verbal e não verbal) e, consequentemente, da complexidade da mente humana;
3) a arqueologia da arte da performance portuguesa e da performatividade nas artes; performance política e “artivismo”; como a documentação é inerente ao desempenho num mundo de mediações;
Pesquisas futuras também desenvolverão a presença do “estrangeiro” em diversos ambientes; a transgressão de géneros e fronteiras na cultura contemporânea; a performance para a câmara.
Este grupo inclui dois laboratórios de pesquisa:
BlackBox: Arts & Cognition Lab (mais info: http://blackbox.fcsh.unl.pt), que trabalha com artistas convidados, para analisar e documentar os seus processos de composição únicos, através do cruzamento dos contributos de criadores contemporâneos com as teorias da Interação Humana, Estudos de Gesto, Ciências Cognitivas e “Computer Vision”.
Laboratório de Experimentação Cénica, nascido do Mestrado em Artes Cénicas, está aberto à colaboração com professores e estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e de outros cursos da mesma Faculdade, e ainda com artistas de fora dela.
Tem como objectivo desenvolver o treino dos performers, experimentar, na prática, novos caminhos para o trabalho em teatro, dança, performance art, artes circenses e ópera e desenvolver o pensamento teórico e crítico sobre as artes cénicas.
Tem por base um grupo permanente que se encontra semanalmente para explorar novos caminhos para o trabalho de corpo e voz, ou a partir de textos teóricos, ou a partir de propostas trazidas pelos seus membros e por convidados nacionais ou internacionais.
Além disso, organiza cursos com grandes mestres portugueses e estrangeiros. Desde a sua criação, em Outubro de 2017, realizou já os seguintes cursos:
- Improvisação, com Paulo Filipe Monteiro
- O Palhaço e o Sentido Cómico do Corpo, com Ricardo Puccetti
- Técnica da Máscara, com Filipe Crawford
- Ética e Metodologia de Grotowski, com Filipe Pereira
- Método Viewpoints, com Joana Pupo
- Método Viewpoints II, com Joana Pupo
- Teatralização de espaços não convencionais, com Ricardo Puccetti
- Equilíbrio rítmico corporal: distâncias, forças e silêncios nas práticas cénicas, com Carla Fonseca e Horacio López
Foram cursos sempre de elevado nível, predominantemente práticos, embora nalguns casos, depois de uma manhã de prática, se seguisse uma tarde de teoria.
Começamos agora a organizar seminários teóricos, o primeiro dos quais foi sobre “O Yoga no trabalho do actor e do bailarino”.
Estas actividades têm servido de base a vários projectos de dissertação entretanto submetidos.
A 4 de março de 2021, o GI criou o site CRATERA que propõe um diálogo com e sobre as artes performativas e divide-se em cinco secções temáticas: Erupções – comentário crítico, mais ou menos intempestivo; Paisagem – escrita mais aprofundada e longa, ou recensões de livros e espectáculos; Laboratório que acolhe trabalhos em processo, em formatos audiovisuais, desenho, experimentações; Cordilheira – propostas em diálogo com artistas, entrevistas, desafios situados. As secções Seminário Permanente e Agenda dão conta das actividades recorrentes do grupo Performance e Cognição, seja dos seminários mantidos numa base mensal com convidados, seja em interacção directa com o grupo LEC (Laboratório de Experimentação Cénica), ICNOVA, ou FCSH anunciando várias iniciativas.