Imagens e comunicação em tempos de pandemia: o que nos mostra o Instagram?
Images and communication in pandemic times: What does Instagram show us?
DOI: https://doi.org/10.34619/prm9-3490
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Claúdia Brandão
Universidade Federal de Pelotas, Brasil claummattos@gmail.com
ORCID ID: 0000-0002-2161-4779
Resumo: Em tempos pandêmicos, as redes sociais destacam-se como o meio de comunicação privilegiado da população mundial. Nesse contexto, se sobressai a utilização do Instagram, uma rede social focada no aspecto visual, em especial o seu stories, criado em 2016, com o intuito de promover marketing digital. Esse recurso permite a elaboração de postagens com textos, imagens e/ou vídeos, visíveis para os usuários por 24 horas, cuja exibição varia entre 5 e 15 segundos. Embora no início estivesse vinculado à divulgação de marcas empresariais, logo o stories foi apropriado pela sociedade brasileira em geral, e se transformou em um meio para o compartilhamento, principalmente, de fatos/imagens relativos à vida particular. O presente estudo está focado nas expressões imagéticas postadas diariamente em 120 perfis públicos nos stories do Instagram, selecionados dentre os amigos dos pesquisadores, num período de dois meses, iniciado em abril. Essas postagens são entendidas como reverberações simbólicas de compreensões e sentimentos individuais acerca de uma realidade imediata, anômala, que restringe relacionamentos interpessoais. O objetivo geral é o de investigar os núcleos simbólicos pregnantes, nos quais se enquadram tais imagens, e o que eles comunicam acerca do imaginário pessoal e social, num recorte de tempo específico. A investigação apoia-se principalmente nos estudos de Gilbert Durand acerca do imaginário e suas emanações arquetípicas, manifestadas simbolicamente através das imagens; especialmente em Nicholas Mirzoeff e Georges Didi-Huberman, e suas discussões acerca das imagens e do que elas comunicam, para além do que mostram; e no pensamento de Byung-Chul Han sobre o nosso mundo tecnológico, suas mentalidades e comportamentos. Isso, na consideração de que atualmente esse é um espaço privilegiado para a divulgação de mensagens rápidas sobre o cotidiano dos usuários, logo, a sua análise permite identificar os principais assuntos abordados e respectivas representatividades sociais, além da qualidade desse tipo de comunicação no período da quarentena. A pesquisa foi concluída e neste artigo são apresentados alguns dados relevantes, resultantes da análise geral, que permitem delinear o conjunto macro. Foram identificados doze núcleos simbólicos pregnantes, nos quais se distribuem as mais de dez mil imagens amealhadas. No conjunto se destaca em primeiro lugar o núcleo relacionado a ”Ativismo cultural e social”, entretanto, os assuntos políticos partidários também são relevantes, uma preocupação em consonância com a atual conjuntura do Estado brasileiro, sobrepujando até o tema Corona vírus. Com relação ao comportamento dos perfis investigados foi possível identificar a ocorrência do que estamos denominando de “verborragia imagética”, um excesso de imagens publicadas, comprometendo a eficácia comunicativa de ideias e sentimentos.
Palavras-chave: Imagem; Instagram; Comunicação Simbólica; Pandemia.
Abstract: In pandemic times, social networks excels out as the preferred means of communication for the world population. In this context, the use of Instagram excels out, a social network focused on the visual aspect, especially its stories, created in 2016, with the aim of promoting digital marketing. This feature allows the creation of posts with texts, images and / or videos, visible to users for 24 hours, whose display varies between 5 and 15 seconds. Although in the beginning it was linked to the dissemination of corporate brands, soon the stories were appropriated by Brazilian society in general, and became a means for sharing, mainly, facts / images related to private life. The present study is focused on the imagery expressions posted daily on 120 public profiles in Instagram stories, selected from among the researchers’ friends, in a two-month period started in April. These posts are understood as symbolic reverberations of individual understandings and feelings about an immediate, anomalous reality, which restricts interpersonal relationships. The general objective is to investigate the pregnant symbolic nuclei, in which such images fit and what they communicate about the personal and social imagery, in a specific time frame. The investigation is mainly supported by Gilbert Durand’s studies on the imaginary and its archetypal emanations, symbolically manifested through images; especially in Nicholas Mirzoeff and Georges Didi-Huberman and their discussions about images and what they communicate, in addition to what they show; and in Byung-Chul Han’s thinking about our technological world, its mentalities and behaviors. This, considering that this is currently a privileged space for the dissemination of quick messages about the daily lives of users, therefore, its analysis allows to identify the main issues addressed and their social representations, in addition to the quality of this type of communication during the period of quarantine. The research was concluded and in this article some relevant data are presented, resulting from the general analysis, which allows us to outline the macro set. Twelve pregnant symbolic nuclei were identified, in which the more than ten thousand collected images are distributed. As a whole, the nucleus related to “cultural and social activism” stands out in the first place, however, political party issues are also relevant, a concern in line with the current situation of the Brazilian State, surpassing even the Corona virus theme. In the behavior of the investigated profiles it was possible to identify the occurrence of what we are calling “imagery verbiage”, an excess of published images, compromising the communicative effectiveness of ideas and feelings.
Keywords: Image; Instagram; Symbolic Communication; Pandemic.
Brandão, C. (2021). Imagens e comunicação em tempos de pandemia: o que nos mostra o Instagram? In F. R. Cádima & I. Ferreira (Coords.), Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de Pandemia (Vol I, pp. 182 – 198). Coleção ICNOVA.