perspectivas-multidisciplinares-da-comunicacao-em-contexto-de-pandemia-vol-i_2/2021-01-27T14:50:57+00:00

Quando as notícias importam. Fontes, confiança e desinformação em tempos de Covid-19
When news matters. Sources, trust and misinformation in Covid-19 time


DOI: https://doi.org/10.34619/66st-jr20
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Gil Baptista Ferreira
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação, Portugal Labcom, Covilhã, Portugal gbatista@esec.pt
ORCID ID: 0000-0002-5917-1248

Resumo: Este estudo toma como ponto de partida a importância e a dependência dos media para a obtenção de informações sobre a pandemia. A teoria da dependência do sistema de media foi desenvolvida na década de 1970, quando os media de massa eram a fonte de informação dominante. Hoje, num tempo em que as escolhas de media se tornaram abundantes, são necessários estudos que permitam entender o fenómeno da dependência dos media à luz de novas dimensões tornadas importantes pelas transformações ocorridas nos campos social e dos media — onde se destaca a coexistência dos media de massa com as plataformas de media sociais. Na medida em que as crises de grande escala ocorrem raramente e o ambiente dos media muda rapidamente, importa analisar como a dependência dos media se relaciona com a escolha e com a confiança nos diversos meios (meios tradicionais vs media sociais) em tempos de crise. São várias as questões que se colocam. Qual a confiança atribuída pelos indivíduos aos media sociais, enquanto fontes de informação sobre o COVID-19? Em que medida ficam bem informados os indivíduos que elegem estas fontes enquanto principais fontes de informação? A partir de um questionário aplicado a 240 indivíduos em Portugal, durante a primeira semana do estado de emergência (março de 2020), a presente pesquisa procura identificar como as pessoas acederam à informação sobre o COVID-19, como agiram criticamente perante as diversas fontes e como avaliam a confiabilidade dos diversos meios. Por fim, analisa a associação entre o tipo de meio escolhido e a adesão a conteúdos de desinformação sobre o vírus. Os resultados revelam a existência de um fenómeno de dependência dos media, com uma forte exposição (tanto ativa como acidental) a conteúdos informativos, sendo os media convencionais privilegiados como fonte principal, e distinguidos positivamente em termos de confiança. Por fim, identificou- -se uma associação estatisticamente significativa de sinal positivo entre a utilização dos media sociais como fonte principal e a aceitação de desinformação.

Palavras-chave: COVID-19; Fontes de informação; Desinformação; Media sociais.

Abstract: This study takes as a starting point the importance and dependence of the media to obtain information about the pandemic. The dependency theory of the media system was developed in the 1970s when mass media were the dominant source of information. Today, at a time when media choices have become abundant, studies are needed to understand the phenomenon of media dependence in light of new dimensions made important by the transformations that have taken place in the social and media fields — where the coexistence of mass media with social media platforms stands out. As large-scale crises rarely occur and the media environment changes rapidly, it is important to analyze how media dependence relates to choose and trust in different media (traditional media vs. social media) in times of crisis. Several questions arise. What is the trust attributed by individuals to social media as sources of information about COVID-19? How well informed are the individuals who choose these sources as the main sources of information? From a questionnaire administered to 244 individuals in Portugal, during the first week of the state of emergency (March 2020), this research seeks to identify how people gained access to information about COVID-19, how they acted critically towards the various sources and how they assess the reliability of different media. Finally, it analyzes the association between the type of medium chosen and adherence to misinformation content about the virus. The results reveal the existence of a phenomenon of dependence on the media, with a strong exposure (both active and accidental) to informative content, with conventional media being privileged as the main source, and positively distinguished in terms of confidence. Finally, a statistically significant association of a positive sign was identified between the use of social media as the main source and the acceptance of misinformation.

Keywords: COVID-19; information sources; misinformation; social media.

Baptista, G. B. (2021). Quando as notícias importam. Fontes, confiança e desinformação em tempos de Covid-19. In F. R. Cádima & I. Ferreira (Coords.), Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de Pandemia (Vol I, pp. 30- 49). Coleção ICNOVA.