Estado de emergência e paradoxos do populismo: o povo contra o povo
State of emergency and populism paradoxes: the people against the people
DOI: https://doi.org/10.34619/avhn-y322
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Alda Telles
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA, Lisboa, Portugal aldatelles@fcsh.unl.pt
ORCID ID: 0000-0002-5218-410X
Resumo: Tem sido defendido que o populismo não é necessariamente uma prerrogativa de partidos populistas, podendo o discurso populista ser adotado por qualquer partido (Mudde 2004; Jagers & Walgrave 2007; Rooduijn et al. 2014). É nesta perspetiva que analisamos a presença de elementos populistas no discurso de diferentes blocos partidários (partidos políticos e líderes partidários), na rede social online Facebook, durante o singular período da política portuguesa, o estado de emergência que vigorou em Portugal entre 19 de março e 2 de maio de 2020. Com base nos resultados observados, encontramos elementos populistas em diferentes blocos partidários. Identificamos ainda um confronto de valores entre esquerda e direita parlamentar articulado através de retóricas populistas, opondo ‘o povo católico’ e ‘o povo trabalhador’. Adicionalmente, introduzimos a religião como um elemento de análise da comunicação populista em dois partidos da direita parlamentar portuguesa.
Palavras-chave: Covid-19, crise, populismo, comunicação, religião, Facebook.
Abstract:Tem sido defendido que o populismo não é necessariamente uma prerrogativa de partidos populistas, podendo o discurso populista ser adotado por qualquer partido (Mudde 2004; Jagers & Walgrave 2007; Rooduijn et al. 2014). É nesta perspetiva que analisamos a presença de elementos populistas no discurso de diferentes blocos partidários (partidos políticos e líderes partidários), na rede social online Facebook, durante o singular período da política portuguesa, o estado de emergência que vigorou em Portugal entre 19 de março e 2 de maio de 2020. Com base nos resultados observados, encontramos elementos populistas em diferentes blocos partidários. Identificamos ainda um confronto de valores entre esquerda e direita parlamentar articulado através de retóricas populistas, opondo ‘o povo católico’ e ‘o povo trabalhador’. Adicionalmente, introduzimos a religião como um elemento de análise da comunicação populista em dois partidos da direita parlamentar portuguesa.
Keywords: Covid-19, crisis, populismo, communication, religion, Facebook.
Telles, A. (2021). In F. R. Cádima & F. Ivone (Coords.), Estado de emergência e paradoxos do populismo: o povo contra o povo. In F. R. Cádima & I. Ferreira (Coords.), Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de Pandemia (Vol I, pp. 91 -108). Coleção ICNOVA.