II Conferência Ibero-Americana de Place Branding2021-09-17T10:24:24+00:00

Edição anterior  2020

APRESENTAÇÃO

O ano 2020 ficou marcado por uma nova epidemia que fez com que gestores de marcas territoriais em todo mundo repensassem as suas decisões estratégicas. Para diferentes públicos-alvo emergiram novas prioridades que contribuíram para uma reconfiguração da oferta e das mensagens. Mas tem sido a capacidade e a velocidade de diferentes instituições e organizações de se adaptarem a uma nova realidade que tem permitido atenuar o impacto da epidemia Covid-19 em diferentes sectores económicos e sociais, agora mais dependentes de investimento.

Como pudemos comprovar na primeira edição, as marcas geográficas têm uma complexidade e uma abrangência imensa. A questão da gestão de marcas geográficas, ou o Place Branding, envolve áreas científicas tão díspares como a comunicação, o marketing, a sociologia, o turismo, o urbanismo, a geografia, o design, as relações públicas, a diplomacia, as relações internacionais.

Esta segunda Conferência Ibero-Americana de Place Branding, feita em parceria com a Universidade Europeia e IPAM, tem o objetivo de dar continuidade aos propósitos da primeira: reunir, explorar, debater e dar a conhecer a investigação na área do Place Branding em países de língua portuguesa e espanhola. A língua oficial será o português e espanhol.

Em virtude da complexidade e da abrangência das marcas geográficas a conferência está alinhada e organizada em três temáticas: City Branding, Destination Branding, Nation Branding.

City Branding: As cidades são realidades complexas quer pela abrangência dos seus públicos-alvo, bem como pelo número de atores públicos e privados que operam no território. O desenvolvimento de uma estratégia de marca para cidades, pode ser visto como um mecanismo de alinhamento de estratégias dos diferentes atores.  Comunidades locais, populações residentes e urbanismo são alguns dos elementos que deverão estar sempre presentes no desenho das estratégias das marcas cidades. Enquadram-se nesta temática todas as apresentações inerentes ao desenvolvimento e gestão de marcas cidades.

Destination Branding: o turismo tem uma natureza e um funcionalmente único e, para a generalidade dos países, é uma das maiores indústrias exportadores. Países, regiões e cidades trabalham as suas marcas para diferenciarem a sua oferta, atrair turistas e simultaneamente garantir a satisfação com o consumo. Enquadram-se assim nesta temática as investigações que lidam com a localidade enquanto destino turístico.

Nation Branding: aceitam-se trabalhos que explorem, do ponto de vista teórico ou prático, o conceito de “marca país”, isto é, a reputação de um país e da sua população nas diferentes dimensões (cultura, administração, pessoas, exportações, turismo, investimento e imigração), e a sua influência nos processos de public diplomacy.

 

PROGRAMA

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

09:30 – 9:40
Sessão de abertura

9:40 – 10:20
Orador Convidado: João Freire

10:25-10:45
Comparabilidade internacional de fatores de sucesso de marcas país: o caso da Marca Portugal
Denise Quintela (Investigadora Integrada ICNOVA/UNL e Associada CIES-IUL/ISCTE)

10:50-11:10
Participação e Co-Criação na construção de territórios e comunidades mais envolvidas e resilientes
Ana Guilhermina Seixas Melo (Universidade do Minho /CECS)

11:15-11:25
Design e place branding: uma relação que vai além dos logotipos
Paula Malamud, Marco Neves e Gabriel Patrocinio

11:30-11:50
Nazaré big waves after pandemic waves: Pathways for destination branding”
Andreia Moura (Polytechnic Institute of Coimbra, Coimbra Education School, CITUR, GOVCOPP)

11:55-12:15
The works and the impact of travel journalists on destination brands.
João Freire e Rita Curvelo (IPAM E UNCatólica)

12:20 – 12:40
A paisagem urbana da cidade histórica de Braga e os seus quiosques degradados
Fernando Manhães e Ana Duarte Melo (Universidade do Minho/CECS)
 

12:40- 14:00
Almoço

14:00- 14:20
Nation Branding: the impact of Surveillance on a country’s reputation”
Alexandre Duarte e Tarik Al-Hassan (Universidade do Minho/CECS)

14:25-14:45
As evidências da criação de uma marca lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas
Rodrigo Maurício (Universidade do Estado da Bahia – Brasil) 

14:50- 15:20
It’s a Brand? It’s a Place? No, it’s Oporto’s case
Alexandre Duarte & João Braga

15:25-15:45
Explore angola: a moda como marca e a samacaca como bandeira
Margarida Amaro (ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, Lisboa, Portugal, CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design)

15:50-16:20
Estratégias comunicacionais da ViniPortugal para conquistar o Brasil com rótulos portugueses
Gisele Rech (ECCOS UFPR – Brasil)

16:25 – 17:05
Orador Convidado: Gildo Seisdedos

17:05 – 17:10
Sessão de Encerramento

CALENDARIZAÇÃO 

(novas datas)

Data limite para submissão de propostas: 5 de março  1 de julho de 2021, para placebrandingicnova@gmail.com
Notificação aos autores com comunicação aceite: 15 de julho de 2021.
Early bird / 1ª Fase — Data limite para inscrições de autores com comunicação aceite e para inscrições gerais (participantes sem comunicação): 15 de maio  15 de agosto de 2021.
Late bird / 2ª Fase — Data limite para inscrições de autores com comunicação aceite e para inscrições gerais (participantes sem comunicação): 30 de maio 30 de agosto de 2021
Envio de artigos finais: 15 de junho 15 de setembro de 2021.
Conferência: 30 de setembro a 1 de outubro de 2021

 

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO

Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email placebrandingicnova@gmail.com, colocando no Assunto / Subject “Proposta de comunicação: II Conferência Ibero-Americana de Place Branding” com a seguinte informação

  • Autor(es)
  • Filiação institucional (indicar o ORCID ou Ciência Vitae quando aplicável)
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol.

Artigos finais:

Uma vez recebidos todos os artigos, eles passarão a um processo de avaliação blind peer review. Os artigos aprovados para a conferência serão sujeitos a segundo processo de avaliação blind peer review onde será decidida a sua publicação, publicação com reservas ou não publicação na revista Place Branding e Public Diplomacy.

Para os trabalhos não seleccionados serão igualmente ponderadas outras possibilidades de publicação, como a coleção ICNOVA e/ou Revista Media&Jornalismo.

INSCRIÇÃO

A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 150 euros para todos os participantes com propostas aceites e que desejem confirmar a sua presença no evento.
A taxa de inscrição inclui: material, coffee breaks e certificado (digital) e jantar de encerramento.

Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para placebrandingicnova@gmail.com com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

  • Banco Instituto de Gestão de Tesouraria e do Crédito Público, IP
  • NIB: 0781 0112 00000006399 80
  • IBAN PT50 0781 0112 00000006399 80
  • BIC:  IGCPPTPL
  • No caso de transferência bancária, os participantes deverão indicar o nome completo.
  • Deverão também submeter em PDF, no formulário de inscrição, o comprovativo da referida transferência.

 

COMISSÕES 

COMISSÃO ORGANIZADORA/ CIENTÍFICA

Ana Margarida Barreto
Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA

João Freire
IPAM; ICNOVA

Nuno Brito
Universidade Autónoma de Lisboa; ICNOVA

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Margarida Barreto
Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA

João Freire
IPAM; ICNOVA

Nuno Brito
Universidade Autónoma de Lisboa; ICNOVA

Natália Manso / BGCT ICNOVA

Patrícia Contreiras / BGCT ICNOVA

 

CONTACTOS 

placebrandingicnova@gmail.com
icnova.fcsh.unl.pt

Localização
Instituto de Comunicação da NOVA
Colégio Almada Negreiros – Campus de Campolide, Gab. 348
Morada postal: Av. de Berna, 26 C, 1069-061 Lisboa | Portugal

Telefone
918 832 058

 

Gildo Seisdedos

As cidades são a paixão do Prof. Doutor Gildo Seisdedos. Enquanto professor da IE Business School, o Gildo Seisdedos combina as atividades de ensino, investigação e consultoria nas áreas de planeamento urbano, políticas locais e marketing urbano. O Gildo estudou planeamento urbano e design na London School of Economics, Ciência Política, na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e na Universidade de San Andrés (Buenos Aires). O Gildo tem um doutoramento em Economia Urbana pela Universidade Autónoma de Madrid e ainda uma MBA em Gestão de Vendas e Marketing pela IE Business School. O Gildo foi durante 6 anos diretor do Urban Innovation Club da IE Business School. O Gildo Seisdedos é co-fundador da blockchain4cities e é também visiting researcher na Universidade de Greenwich e Universidade de Harvard. 

João Freire

Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Marketing pela London Metropolitan University, ao longo da sua carreira, João Freire trabalhou em diferentes empresas tais como Xerox, Brandia Central, Galucho, em diversos países tais como Reino Unido, Brasil e Portugal. O João Freire tem participado como orador em diversas conferências internacionais, e tem artigos publicados em revistas académicas e capítulos em livros. Faz parte do conselho de referees de vários jornais académicos sendo, atualmente, o editor da revista ‘Place Branding and Public Diplomacy’ para a Europa, Médio Oriente e África. O professor João Freire editou o livro Nation Banding in Europe. O João Freire é investigador no centro de investigação do ICNOVA e docente de Marketing no IPAM.