João Mário Grilo e Paulo Filipe Monteiro (Orgs.)
Editora: Cosmos
Ano de edição: Março de 1985
ISBN:
REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS N. 23 – O QUE É O CINEMA?
Índice
Introdução
Qual é o problema da teoria do cinema?
lan Jarvie
Especificidades do cinema no advento do sonoro: a Tragédia Americana de Eisenstein e o conceito de monólogo interior
João Mário Grilo
O fonógrafo visual
Arlindo Machado
Fenomenologias do cinema
Paulo Filipe Monteiro
7 argumentos em defesa da 7ª arte ou a conta do talento
Yvette Biro
A imagética proto,cinemática e o desenvolvimento da narrativa fílmica
Jerome Delamater e Kenneth Jorgensen
Migrações
Jacques Aumont
Fim de Festa
Raymond Bellour
Pela arte e ciência: o nascimento do cinema científico
Alberto Elena
O cinema, o público, a televisão. Para uma ontologia da série televisiva e do telefilme
Francisco Rui Cádima
Lisboa no cinema português ( 1896, 1990)
José,Augusto França
Cinema, crítica e argumentação
Tito Cardoso e Cunha
O Fim do Mundo: cinema e parabolização
José Augusto Mourão Dossier Serge Daney
O travelling de Kapo
Serge Daney
Como todos os velhos casais, o cinema e a televisão acabaram por ficar parecidos
Serge Daney
ln memoriam
Gilles Deleuze: os tempos mortos do acontecimento
Adriano Duarte Rodrigues
Crónica do Departamento de Ciências da Comunicação
Leituras
A novidade do cinema: dois ensaios portugueses dos anos trinta,
Paulo Filipe Monteiro
Fazer,ver para fazer,saber: os museus das ciências
José Augusto Mourão
Resumos, Résumés, Abstracts