rcl 242019-10-15T13:00:33+00:00

Paulo Filipe Monteiro (Coord.)
Editora: Cosmos

Ano de edição: 1997
ISBN:

REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS N. 24 – DRAMAS

Índice

Introdução

Teatro e drama: intensidades
Maria João Brilhante

In memoriam Guy Debord: o fim do espectáculo
José A. Bragança de Miranda

A dramatização dos factos violentos
Muniz Sodré

Sujeito: alguns dramas teóricos
Maria Lucília Marcos

Otelo ou a diferença como tragédia
Eduardo Lourenço

O drama do Bem e do Mal. A criação como combate: Gn 2, 4b , 3, 24
José Augusto Mourão

A dramatização da paixão nas Cartas Portuguesas
Maria Augusta Babo

A ordem do mundo no encadeamento da dança
João Soares Santos

Dança e fanatismo religioso na’ ópera do século XX
Mário Vieira de Carvalho

Um velho em Tashkent
John Elsom

Artaud entre a vida e a morte
Paulo Filipe Monteiro

Performance e cultura «performativa»: o teatro como modelo
Erika Fischer-Lichte

A ontologia da performance: representação sem reprodução
Peggy Phelan

Como se a dança, em passagem, se mostrasse
André Lepecki

A origem dos dramas do futuro
José Júlio Lopes

O lugar de Hamlet: do controlo e da comunicação no homem e nas personagens
Luís Soares

Ficções em série: fragmentos do dispositivo logotécnico da televisão
Francisco Rui Cádima

Alguns pequenos dramas da música popular portuguesa
Jorge P. Pires Dossier

Dossier

Os fastos de Pessoa (vídeo~drama jocoso)
Yvette Centeno

A simulação na luta pela vida
Adolfo Gutkin

Do mundo como cenário ou da preguiça em compreender
Abel Neves

Notas para um texto incompleto
Nuno Artur Silva