Está já disponível online o relatório europeu do Media Pluralism Monitor 2025, com dados relativos ao ano de 2024.
O relatório aponta para uma maioria dos Estados-Membros da UE com risco médio para a liberdade e o pluralismo dos media. O relatório abrange também alguns países do alargamento onde os riscos para a liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação social registam, de um modo geral, níveis de risco mais elevados.
As áreas da proteção fundamental e da independência política registam um risco médio em toda a UE, enquanto persistem riscos significativos para todos os Estados-Membros da UE no que diz respeito à pluralidade de mercado e à inclusão social.
Este relatório anual é hoje uma fonte essencial de informação científica para o relatório anual da Comissão Europeia sobre o Estado de Direito. Tem dado, por outro lado, um panorama global do que se passa na Europa em matérias fulcrais, tais como:
i) regras para combater litígios abusivos sob a forma de ações judiciais contra a participação pública e o trabalho dos jornalistas (SLAPPS);
ii) medidas para proteger os jornalistas offline e online;
iii) um sistema de monitorização da propriedade dos media;
iv) apoios à inovação dos media locais e regionais e para impulsionar o pluralismo.
O relatório europeu do MPM 2025 pode ser consultado aqui: https://cmpf.eui.eu/projects/media-pluralism-monitor/
O relatório MPM 2025 – Portugal pode ser consultado aqui: https://hdl.handle.net/1814/92904
A equipa portuguesa do MPM é constituída por vários investigadores do ICNOVA: Francisco Rui Cádima (Coord.), Carla Baptista, Luís Oliveira Martins e Marisa Torres da Silva.