Foi lançado o mais recente livro de Maria do Carmo Piçarra, investigadora e subcoordenadora do ICNOVA, pela editora Peter Lang. A obra resulta do projeto CineAsia, apoiado pelo programa de recuperação de projetos do ICNOVA.

Resumo
A filmografia que representa o “Oriente Português” durante o Estado Novo (1933–1974) é escassa e tardia, recorrendo a uma retórica simplificada de inspiração luso-tropicalista, que reatualiza repetidamente o mito de um vasto território perdido.

Este livro analisa o impacto das representações cinematográficas dos antigos territórios portugueses no Oriente sobre as memórias socioculturais e identidades narrativas, através de uma exumação crítica dos arquivos e da análise da filmografia existente. O estudo revela que os filmes sobre o “Oriente Português” retratam essa comunidade imaginada com certo grau de indefinição — consequência, em grande parte, da prolongada desagregação da relação da metrópole com esse espaço, relação sustentada sobretudo em projeções (sobre a sua alegada identidade portuguesa) e em ruínas.

Saiba mais: Peter Lang – Portuguese Orient