Open Call para propostas de edição da revista Interact

A direção da revista Interact abre uma chamada para apresentação de propostas de edição para o número 42 da https://revistainteract.pt/, correspondente ao 2º semestre (Fevereiro-Julho) de 2025/2026. 

Convidamos membros do ICNOVA, doutorandos da NOVA FCSH e grupos de investigação ligados à NOVA FCSH, para a colaboração e participação nesta abertura a propostas.

As propostas devem ser enviadas por email: interact.revistaonline@gmail.com, num documento PDF, até ao dia 4 de Julho 2025 e serão apreciadas pela direção da revista seguindo a sua linha editorial. 

Ver: https://revistainteract.pt/projeto/

Proposta de edição

  • O número proposto em resposta a esta call deve ter um tema, um título, uma descrição da problematização levantada pelo tema (até 500 palavras), assim como, os nomes da equipa editorial do número com respetivas notas biográficas (até 100 palavras). * Pelo menos uma pessoa da equipa terá de fazer parte da comunidade ICNOVA. 
  • Referir se pretende editar um número simples ou duplo. 
  • Os convidados que imaginam convocar para contribuir para o número: alguns de dentro do Departamento Ciências da Comunicação – FCSH, e/ou do centro de estudos ICNOVA, outros de fora, relevantes para o enquadramento do tema proposto.

*

Indicações gerais

A revista Interact online funciona em cada semestre com um novo número e diferentes editores convidados, que asseguram os conteúdos a publicar, sob a forma de contributos quinzenais. 

A sua estrutura está dividida em 5 secções: Atual (que pode ser convertida em editorial), EnsaioInterfacesLaboratório e Entrevista. Cada secção tem a sua missão (ver em https://revistainteract.pt/projeto/).

Cada edição deverá ter, no mínimo, 1 contributo por secção. É desejável que tenha entre 8 a 12 contributos por número. A partir de 12 contributos, o número passa a número duplo e distribuído por dois semestres (deve ser decidido antes da saída do primeiro artigo).

Tratando-se de uma revista digital, os artigos não podem ser muito extensos. Mas incentivam-se o uso de hiperligações – é esse o espírito da Interact, navegar pela internet.

Todos os textos devem ser enviados com o mínimo de formatação possível. Espaços simples, sem indentação, sem uso de bold, sem cabeçalhos, nem diferenciação de fontes pelo tamanho da letra. O ideal é usar-se o mais rudimentar editor de texto. As notas de rodapé também devem ser evitadas e podem ser transformadas em links.

A referenciação bibliográfica deverá seguir as normas comuns (p.e. APA ou Harvard) e os títulos devem estar em “title case”. Não usamos palavras-chave.

A imagem de cabeçalho (capa) é um elemento importante e diferenciador de cada número. Esta imagem deve ser entregue em formato PNG em 1200×288 e estar visualmente associada ao tema.

São aceites, no máximo, 8 imagens por texto. As Imagens devem ser entregues sempre em ficheiros à parte, redimensionadas para 800 px de largura (com a altura proporcional), e idealmente em formato PNG e boa resolução. Ao inserir a imagem no texto, existe a opção de esta conter um link

Cada artigo deve ter, ou um resumo em texto (até 40 palavras), ou uma imagem índice (em PNG). (O resumo, ou a imagem devem estar num documento à parte).

Todos os vídeos expostos no site serão carregados no Youtube do CECL pela equipa da Interact, à exceção de vídeos autorais, no caso da sua autoria ter um canal próprio.

Os direitos de autor devem ser assegurados dentro das normas da Universidade Nova de Lisboa. Cada autor é responsável por qualquer ato de plágio ou indevida apropriação de textos, imagens ou trechos de filmes/sons.

São necessárias biografias sucintas (até 100 palavras) de todos os editores e autorias reunidas no número e também uma fotografia (preferencialmente em PNG).

A direção da Interact reserva-se o direito de não publicar artigos que não observem estas condições, e que possam, ou apresentar erros grosseiros, ou alguma forma de violência, ou que não atinjam parâmetros de qualidade mínimos.

A direção da Interact,

Aida Castro,

Luís Mendonça.

Projeto do ICNOVA é aprovado e será financiado pela FCT

O Projeto “Narrativas Digitais e  Inteligência Artificial: Análise Comparativa de Conteúdos  Audiovisuais e Transparência na Categorização Algorítmica” (Referência 2024.07707.IACDC) será financiado pela Fundação para a Ciência e a