[Corpos em tensão: Performance, Afectos e Identificação]
📅 13 de novembro, 18h00
📍 Auditório A2 (Torre A), FCSH – Avenida de Berna
O investigador e curador Goran Petrovic Lotina será o keynote speaker da próxima conferência do ciclo Performance, Afectos e Media, organizada por Ana Pais (GI Performance e Cognição, ICNOVA).
A palestra “Bodies in Tension: Performance, Affect, and Identification” [Corpos em tensão: Performance, Afectos e Identificação] propõe uma reflexão sobre a performance enquanto espaço fundamental para negociar as tensões afetivas e (ant)agonísticas que moldam a vida coletiva.
Partindo da teoria do discurso, do pós-marxismo, da psicanálise e dos estudos críticos de performance, Lotina analisa como as performances cívicas, artísticas e quotidianas não apenas refletem os antagonismos sociais e políticos, mas também mobilizam o afeto como uma força geradora de sentido, identificação e solidariedade.
Nesta perspetiva, o afeto é entendido não como emoção privada, mas como uma dinâmica relacional e coletiva — uma energia que circula entre corpos, públicos e espaços, ligando indivíduos a projetos políticos e comunidades sociais. A performance torna assim visíveis e sensíveis as tensões que estruturam as lutas contemporâneas por pertença e significado, abrindo espaço para o questionamento de discursos hegemónicos e para novas formas de envolvimento democrático.
Sobre o orador
Goran Petrovic Lotina é autor, investigador e curador, com trabalho dedicado às interseções entre performance, política e teoria. A sua investigação analisa como as práticas performativas contemporâneas podem desafiar as políticas dominantes e revitalizar a democracia, explorando as dimensões corporais, afetivas e conflituais da vida pública.
É autor de Choreographing Agonism: Politics, Strategies, and Performance of the Left (Palgrave Macmillan, 2021) e coeditor de Performing Left Populism (Bloomsbury, 2023).




