“Vamos Mudar o Mundo”, era o desafio do Centro Nacional de Cultura (CNC) para o concurso de ideias que acaba de ser ganho por Maria Augusta Babo, professora do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e investigadora do ICNOVA.

“A notícia trouxe-me uma grande felicidade e ao mesmo tempo senti uma enorme responsabilidade. Embora consciente de que uma ideia não muda o mundo entendi este desafio como um imperativo de cidadania”, disse Maria Augusta Babo ao CNC.

A ideia centra-se no conceito “O outro sou eu” e tem como base a conceção de uma “plataforma virtual de difusão, adaptação e replicação de microexperiências em comunidade, as mais variadas e criativas, suscetíveis de ser difundidas através de uma plataforma digital e implementadas noutros lugares”.

O concurso, que teve como objetivo pôr os portugueses a refletir, na tentativa de encontrar uma ideia para tornar o mundo melhor, recebeu cerca de duas centenas de propostas. O júri foi composto por Patrícia Reis, Rosalia Vargas, Pedro Mexia, João David Nunes, a que presidiu Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura.

O concurso de ideias Vamos Mudar o Mundo é promovido pelo CNC em colaboração com a revista Egoísta e com o Alto-Patrocínio do Presidente da República e o apoio da Organização das Nações Unidas. Maria Augusta Babo irá a Nova Iorque expor pessoalmente a sua ideia ao Secretário-Geral das Nações Unidas. A ideia será publicada na revista Egoísta.

Rita Ponce no EvoKE2025 em Atenas

Rita Ponce, investigadora integrada do iNOVA Media Lab, foi uma das plenary speakers do encontro científico EvoKE2025, que decorreu entre 6 e 8 de novembro