Teresa Castro, investigadora do ICNOVA, é a nova directora da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian

Segundo o jornal Público, Teresa Castro, historiadora da fotografia e do cinema e investigadora do ICNOVA, foi nomeada directora da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Professora universitária na Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e investigadora do Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel (IRCAV) e do Centre Alexandre-Koyré, Teresa Castro sucede a Nuno Vassallo e Silva, recentemente nomeado presidente da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB).

Com um percurso académico e profissional de destaque, Teresa Castro é licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Digital Art History pelo Birkbeck College de Londres e em Estudos Fílmicos e Audiovisuais pela Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde também concluiu o doutoramento em Estudos Fílmicos. Além da sua actividade docente e de investigação, tem trabalhado como crítica e programadora cultural e de cinema.

Teresa Castro é investigadora colaboradora no ICNOVA e membro do grupo de investigação Cultura, Mediação & Artes.

A nomeação de Teresa Castro reforça o papel relevante da investigação académica na promoção cultural internacional e representa um reconhecimento do seu contributo nas áreas do cinema, da fotografia e da história das ciências e técnicas.

📎 Saiba mais: Notícia no Público

Comunicado da Fundação Gulbenkian

Rita Ponce no EvoKE2025 em Atenas

Rita Ponce, investigadora integrada do iNOVA Media Lab, foi uma das plenary speakers do encontro científico EvoKE2025, que decorreu entre 6 e 8 de novembro