A 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade, organizada pelo Grupo de Comunicação Estratégica do ICNOVA, reuniu dezenas de investigadores, profissionais e estudantes para debater o papel da publicidade na sociedade contemporânea.

Durante o dia 06 de outubro, o evento contou com dezenas de apresentações, distribuídas por seis áreas temáticas:

  • Publicidade e Transformação Digital
  • Publicidade, Cultura e Identidade
  • Publicidade e Ética
  • Publicidade, Criatividade e Estética
  • História, Epistemologia e Semiótica da Publicidade
  • Publicidade, Sociedade e Política

As sessões decorreram em três salas simultaneamente, refletindo a diversidade e vitalidade da investigação publicitária no espaço ibero-americano. Participaram 71 congressistas internacionais, provenientes de Portugal, Espanha, Brasil, Chile, Angola, Peru, Moçambique, Cuba, México e Argentina. Além das comunicações científicas, o evento contou com 93 inscritos em workshops, 14 parceiros e 37 convidados, com o apoio institucional e participação de membros do ICNOVA, SOPCOM e LIACOM.

Atividades paralelas

Para além das apresentações académicas, a conferência incluiu um conjunto de atividades paralelas que aproximaram o mundo académico do mercado profissional e criativo.

Portfolio Review – Seis diretores criativos de topo estiveram disponíveis para avaliar e aconselhar jovens talentos, num momento de partilha e mentoria que estimulou novas perspetivas sobre o futuro da criatividade publicitária.

Workshop “SOS Briefing” – Oferecido pela RFM e conduzido por António Mendes, o workshop reuniu dezenas de participantes no jardim, num ambiente descontraído e colaborativo, focado na resolução criativa de desafios reais de comunicação.

Workshop “Comunicar com Propósito” – Promovido pela TTOUCH e ministrado por Benedita Guedes de Sousa e Teresa Pinto Leite, este workshop abordou um dos temas mais atuais da comunicação contemporânea: a importância do propósito na relação entre marcas e consumidores

O debate “Potencialidades do Digital OOH”, moderado pelo Professor Alexandre Duarte, foi um dos momentos altos do evento. Contou com a presença de Pedro Baptista (JCDECAUX), Tiago Cruz (DELOITTE) e Leonor Marques (Diretora de Marca VODAFONE), que discutiram os novos horizontes da publicidade exterior digital e o impacto das tecnologias emergentes na comunicação urbana.

O Mercadinho Artístico trouxe cor e criatividade ao jardim do evento, com as obras vibrantes e disruptivas dos ex-publicitários — e agora artistas — Sofia Silva e Pete Pirizka.


A 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade afirmou-se, assim, como um espaço de encontro entre academia, mercado e arte, promovendo o diálogo, a inovação e a partilha de conhecimento entre todos os que pensam e fazem publicidade no universo ibero-americano.

Confira os registos do evento.

Créditos das fotografias: Nathalia Rech e Bárbara Bergamaschi (ICNOVA)