O Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, entregou no dia 30 de setembro as insígnias de Comendador da Ordem do Mérito, a título póstumo, ao Professor Doutor Nelson Traquina, por delegação de Sua Excelência o Presidente da República.
As insígnias foram entregues aos irmãos Perry Traquina e Diana Traquina, numa cerimónia no Consulado-Geral de Portugal em Boston que juntou muitos membros e amigos da família.
Foi um momento comovente de celebração do legado de Nelson Traquina, referência dos estudos sobre jornalismo, Professor ao longo de várias décadas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e formador de várias gerações de jornalistas.
Nelson Traquina nasceu e cresceu no seio de uma família portuguesa de Chicopee, cidade do interior de Massachusetts com uma importante e antiga comunidade com origens no nosso país.
Fotografias e Divulgação: Consulado-Geral de Portugal em Boston
Nelson Traquina, antigo professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) e fundador e diretor do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) – um dos centros que esteve na base da constituição do ICNOVA – continua a ser uma das mais importantes referências nos estudos de jornalismo em Portugal e foi um dos mais marcantes professores do DCC durante as três décadas em que aí lecionou.
Recorde o número especial da Revista Media e Jornalismo, publicado em 2020, de tributo a Nelson Traquina: https://impactum-journals.uc.pt/mj/issue/view/2183-5462_37




