5Ls alternativos para entender as práticas literárias experimentais – Palestra com Rui Torres
10 maio | 12:00 | Amassaria
A literatura experimental portuguesa, essa “máquina de emaranhar paisagens”, teve em Herberto Helder, António Aragão e Ana Hatherly os seus percursores; tantas décadas depois, já não terá a pujança inicial, mas continua viva. E um dos seus maiores conhecedores é o Professor Rui Torres, responsável pelo Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (PO.EX.).
Rui Torres licenciou-se em Ciências da Comunicação, é mestre e doutorado em Línguas e Literaturas Românicas e pós-doutorado em Semiótica e Comunicação, analisando atualmente, na sua prática pedagógica e criativa, o modo como essas áreas se cruzam e transformam com os meios digitais. Professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, tem atuado como professor convidado em várias Universidades, em Portugal e no estrangeiro. É membro integrado do Grupo de I&D «Cultura, Mediação e Artes» do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA e colabora com o Grupo de I&D «Mediação Digital e Materialidades da Literatura» do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Faz parte do Board of Directors da ELO – Electronic Literature Organization. Coordena a coleção de livros Cibertextualidades (Publicações FFP) e é coeditor da Electronic Literature Series (Bloomsbury Publishing). É o coordenador do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (www.po-ex.net). As suas obras de poesia digital, que remedeiam e reimaginam a tradição poética da literatura portuguesa, são impulsionadas pela inovação tecnológica e pelo desejo de redefinir o papel da poesia na contemporaneidade. As suas publicações e os seus projetos criativos estão disponíveis em www.telepoesis.net.
+ info: https://lisboa5l.pt/agenda/5ls-alternativos-para-entender-as-praticas-literarias-experimentais/?category=palestras&programa=1