Media & Jornalismo

Investigamos discursos, contextos e práticas mediáticas, numa abordagem crítica, interdisciplinar e inovadora.

Contribuímos para 9 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Áreas de intervenção

Mediatização de domínios e grupos sociais

Linhas de investigação relevantes na relação dos media com a política, a cultura, a educação, género e gerações.

Competências e literacias mediáticas

Atuação e intervenção na educação para os media, em particular de crianças e jovens; análise de padrõs, tendências e evolução de narrativas de ódio e de fenómenos de desordem da informação.

Estudos de inovação nos media

Campo recente, extensível a outros grupos, impulsionado pela criação do Obi.Media – Observatório de Inovação nos Media, que visa analisar práticas de inovação nos media e noutras áreas das indústrias culturais e criativas

História dos media
e do jornalismo

Área com tradição de pesquisa com projetos financiados e vasta produção bibliográfica sobre o jornalismo em Portugal.

Públicos e audiências

Linha de pesquisa consolidada, com forte projeção internacional, com foco nos públicos e audiências em articulação com as indústrias culturais.

Rotinas e práticas jornalísticas

Redefinições e reconfigurações em novos ecossistemas, como o das narrativas jornalísticas, do jornalismo de investigação, trabalho emocional, saúde mental, entre outros.

A sociedade, os grupos e o quotidiano são vividos nos media.

Nunca foi tão importante investigá-los.

“Procuramos um equilíbrio entre a internacionalização da produção científica e a influência societal nas nossas próprias comunidades.”

Dora Santos Silva, coordenadora do GI Media & Jornalismo

Para aceder ao detalhe de cada investigador, clique na respetiva fotografia.

Cristina Tereza Salvador Rebelo
Jacinto Godinho