Observatórios

Um olhar crítico sobre fenómenos contemporâneos, contribuindo para a sua desconstrução e uma melhor intervenção.

OBI.MEDIA - Observatório de Inovação nos Media

Criado em 2021, o Obi.Media analisa práticas de inovação narrativa, digital, social, inclusiva e financeira nos media e noutras indústrias culturais e criativas portuguesas, mas também obstáculos à sua concretização, com o objetivo de maximizar as condições para a inovação e criatividade, numa perspetiva responsável e sustentável. Está integrado no GI Media & Jornalismo, mas é transversal a todos os investigadores.

Coordenação: Dora Santos Silva

EVAM - Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media

Integrado no GI Cultura, Mediação e Artes, o EVAM nasceu da necessidade de debater temáticas e assuntos ligados às áreas de investigação em estudos visuais dos doutorandos do ICNOVA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. O Observatório tem também como objetivo promover e partilhar investigações e trabalhos científicos e/ou artísticos com a restante comunidade académica bem como com todas as pessoas interessadas nesta área.

Coordenação: Maria Teresa Cruz

Observatório da Diversidade e do Pluralismo

Integrado no GI Media e Jornalismo, este observatório resulta de dois projetos: o DIVinTV – Televisão Pública e Diversidade em Portugal (2014) e o Media Pluralism Monitor, que procura analisar os diferentes ecossistemas dos sistemas de media, bem como as ameaças ao pluralismo e à liberdade de imprensa nos estados membros da União Europeia e em alguns países candidatos. O output regular do Observatório traduz-se na análise do caso português no relatório anual do Media Pluralism Monitor.

Coordenador: Francisco Rui Cádima

Observatório do Populismo do Séc. XXI

Este Observatório foi criado em 2020 pelas pesquisadoras Liziane Guazina (Universidade de Brasília), Isabel Ferin Cunha (Universidade de Coimbra/ICNOVA)  e Ana Cabrera (Universidade Nova de Lisboa/IHC) e o pesquisador Bruno Araújo (Universidade Federal do Mato Grosso). Compila, regista e aprecia criticamente fontes de informação e trabalhos académicos  sobre a temática, no âmbito de três linhas de investigação: populismo e pandemia, populismo e género, e populismo e media.

Coordenação (ICNOVA): Isabel Ferin