A NOVA FCSH volta a assinalar, pelo sexto ano consecutivo, o Mês da Ciência Aberta, uma iniciativa integrada na Semana Internacional do Acesso Aberto 2025, que decorre globalmente na terceira semana de outubro sob o tema “A quem pertence o conhecimento?”.

Esta edição propõe um programa diversificado de sessões online, que se estendem ao longo do mês de outubro, com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre acesso ao conhecimento, modelos de publicação científica, retenção de direitos de autor e avaliação da investigação.

A temática deste ano convida a comunidade académica a refletir sobre a forma como o conhecimento é criado, detido e disseminado. Em destaque estão debates sobre o modelo diamante de acesso aberto, a recuperação da propriedade editorial por parte das comunidades científicas, o abandono institucional de bases de dados comerciais, e a crescente consciência dos/as investigadores/as sobre a titularidade dos seus dados e resultados.

Contudo, o cenário atual também apresenta desafios. A utilização não consensual de produção académica para o treino de modelos de inteligência artificial, e a integração de IA nos processos científicos, sem consulta adequada aos/às autores/as, levanta preocupações éticas sobre a apropriação e comercialização do conhecimento.

Neste contexto, a NOVA FCSH aposta em promover soluções comunitárias e não comerciais, incentivando práticas de ciência aberta que garantam que o conhecimento permanece nas mãos das pessoas e das comunidades que o produzem.

Esta iniciativa é organizada pelo Grupo de Trabalho para a Ciência Aberta da NOVA FCSH), do qual faz parte a gestora de edições do ICNOVA, Patrícia Contreiras.

PROGRAMA:

  • 10 de outubro (14h00-15h30)

    Ciência Aberta na NOVA
    – Apresentação de Open Science. A Guide for NOVA Researchers, por Tiago Guedes (Unidade de Gestão de Informação Científica, Divisão de Apoio à Investigação, Universidade NOVA de Lisboa).
    – Discussão pública de Acesso Aberto e Gestão de Dados. Guia Breve, pelo Grupo de Trabalho para a Ciência Aberta.
  • 15 de outubro (14h00-15h00)

    Retenção de Direitos de Autor: o que significa?
    – Eduardo Leonardo dos Santos (Knowledge Rights 21 / NOVA School of Law).
  • 22 de outubro (14h00-15h00)

    Reforma da avaliação da investigação e a Ciência Aberta
    – Eloy Rodrigues (Serviços de Documentação, Universidade do Minho).
  • 29 de outubro (14h00-15h00)

    Publicar em acesso aberto: onde e como?
    – Ana Inácio (Divisão de Bibliotecas e Documentação, NOVA FCSH).
  • 31 de outubro (14h00-15h00)

    Apresentação de Acesso Aberto e Gestão de Dados. Guia Breve
     – Grupo de Trabalho para a Ciência Aberta, NOVA FCSH.

Todas as sessões decorrem online, através do Microsoft Teams, com inscrição gratuita através do formulário.