No dia 28 de outubro, às 18h, na NOVA FCSH (Aud B1), o Projeto IN&OUT of the BOX organiza uma conversa interdisciplinar à volta da criação literária e da textualidade na era dos grandes modelos de linguagem e das tecnologias de IA generativa.
Esta conversa terá a participação de Rui Torres (criador e investigador na área da ciberliteratura), António Branco (cientista da computação e pioneiro no desenvolvimento de LLMs para a Língua Portuguesa) e Golgona Anghel (professora e investigadora na área da literatura portuguesa do séc. XX), com moderação de Teresa Cruz (investigadora no ICNOVA e coordenadora do Projeto).
Esta sessão integra-se no Ciclo “Conversas sobre as Caixas Pretas: Inteligência, Criatividade, Tecnologia“, do Projeto IN&OUT of the BOX: Exploring Emergent Technologies and Future Skills in the Creative Industries (FCT-2023.15112.PEX), coordenado pelo ICNOVA (Instituto de Comunicação da UNL), com a parceria da FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), do CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais,da Universidade Nova de Lisboa), da HSK-Saar (Hochschule der Bildenden Künste, Saar) e do K8-Institut für Strategische Ästhetik (Saar).
Bios
Rui Torres éautor na área da ciberliteratura, investigador no ICNOVA (Instituto de Comunicação da UNL) e professor na Universidade Fernando Pessoa, nas áreas de semiótica e multimédia. O seu percurso cruza os campos da comunicação, da literatura e das cibertextualidades, tendo-se dedicado em particular à literatura experimental através da investigação e criação de poesia digital. É coordenador do arquivo digital da PO.EX – Poesia Experimental Portuguesa.
António Branco é um cientista da área da computação da FC-UL, cuja investigação se debruça sobre a Inteligência Artificial com enfoque no Processamento da Linguagem Natural e com uma preocupação particular na preparação tecnológica da língua portuguesa para a era digital, e na promoção da cidadania dos seus falantes na sociedade da informação. Com uma vasta publicação e experiência de coordenação de projetos, é pioneiro no desenvolvimento de grandes modelos de linguagem de IA generativa para a Língua Portuguesa, tendo recebido em 2024 o Prémio de Reconhecimento da Investigação de Excelência em Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Golgona Anghel é professora no Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, investigadora na área de estudos literários no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT – NOVA FCSH), com foco na literatura portuguesa do século XX, teoria da literatura e literatura e cinema.
