Exposição O Cosmorama em Lisboa. As Viagens Virtuais no Século XIX

O Cosmorama em Lisboa. As Viagens Virtuais no Século XIX

De 28 de junho a 10 de setembro, 2025 na Cinemateca Portuguesa

Curadoria: Victor Flores, Susana S. Martins, Ana David Mendes

‘O Cosmorama em Lisboa. As Viagens Virtuais no Século XIX’ é uma exposição que recupera um prazer visual há muito esquecido e descontinuado: o de observar imagens através de lentes. Na Europa, esta tradição cultural remonta às caixas ópticas, vindo a culminar nas exposições elegantes dos Cosmoramas no início do século XIX. Ao contrário dos salões de arte, nos Cosmoramas as pinturas não estavam imediatamente à vista. Encontravam-se escondidas atrás de paredes, sendo observadas através de lentes que as ampliavam e acentuavam efeitos de profundidade. De lente em lente, o espectador fazia o seu ‘passeio pitoresco à volta do mundo’, ao mesmo tempo que convivia e que construía o seu espaço público.

Esta exposição surge no âmbito do projeto I&D CURIOSITAS, do CICANT e do Instituto de História de Arte, e visa reconstituir a experiência imersiva proporcionada pelos Cosmoramas, exposições de imagens itinerantes que marcaram o século XIX e que têm sido progressivamente esquecidas. Pretende-se recuperar esta cultura de observação de imagens, através de uma experiência envolvente e educativa que permite ao visitante explorar o Cosmorama através de recriações físicas e virtuais. Este projeto conta com participação da investigadora e professora do ICNOVA, Teresa Mendes Flores.

Mais do que uma reconstrução do passado, propõe-se reativar a experiência sensorial do Cosmorama— dos seus dispositivos, histórias, gestos, e modos de ver— afirmando a relevância deste património para a nossa memória e cultura visual.

A exposição foi realizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, com a colaboração de outras entidades nacionais e internacionais. Destina-se a um público diversificado, incluindo académicos, investigadores de media, profissionais do setor audiovisual, estudantes, entusiastas de novas tecnologias, historiadores da arte e o público em geral.

Entrada gratuita.

Exposição aberta de segunda a sábado no seguintes horários:

  • Segunda a quinta-feira | Das 14h00 às 19h30
  • Sexta-feira e sábado | Das 14h00 às 21h30

Organização:

Instituto de História da Arte – NOVA FCSH / IN2PAST

Early Visual Media Lab – CICANT, Universidade Lusófona

Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Início 24 de junho | 14h00 – Fim10 de setembro | 19h30