A Feira do Livro Independente chega à NOVA FCSH nos dias 10 e 12 de dezembro, das 10h00 às 20h00. O evento reúne 33 editoras independentes no campus da Avenida de Berna, ocupando os pisos 0, 1, 2 e 3 da Torre B. Para além da feira, a programação inclui performances poéticas, leituras encenadas e um debate dedicado ao futuro das ciências sociais. Toda a comunidade académica – docentes, investigadores/as, funcionários/as e estudantes – estão convidados/as a participar, assim como o público externo à Faculdade, que tenham interesse por livros, leituras, música e arte.
Estarão presentes nesta primeira edição as seguintes editoras: Letra Livre, Maldoror, Língua Morta, VS, BCF, 100 Luz, Narrativa, Momo, Freud & Companhia, Vendaval, Snob, Bestiário, Cisma, Antítese, DeStrauss, Cornuda Radiante, Não Edições, BOCA, Mariposa Azual, Pierre von Kleist, Imprensa de Ciências Sociais, FALAS AFRIKANAS/Lulendo, Sistema Solar/Documenta, E-Primatur, Fora de Jogo, Oleandras, Livros de Bordo, Edições do Saguão, Ymago, Dois Dias e Zigurate.A programação do primeiro dia inclui perfomances poéticas, a partir das 13h00, com Vânia Andrade Puma, poetisa e performer portuguesa, acompanhada por Demba Djabaté, músico da tradição griot mandinga da Guiné-Bissau, e por Edvânia Moreno, violista e compositora cabo-verdiana. Ainda no dia 10, haverá a leitura encenada e a conversa “Antígona: novas vozes para um clássico”, resultante das sessões de trabalho entre um grupo de estudantes da Faculdade, o Colectivo SUL e o professor de Filosofia, João Constâncio.
Ao início da tarde de 10 de dezembro, realiza-se o debate “O futuro das ciências sociais em Portugal: entre o desinvestimento e a censura?” com Raquel Ribeiro, investigadora, jornalista e escritora, e Jorge Ramos do Ó, historiador, investigador e professor. No dia 12 de dezembro, a manhã começa com uma leitura de poemas da Biblioteca do CEDANSA – Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros–Sarah Affonso, da NOVA FCSH – realizada pelos atores e atrizes do Colectivo SUL. Às 13h00, o átrio da Torre B recebe um concerto de Sallim, artista que cruza artes visuais e têxteis com música e poesia. As atividades culturais culminam com o Concerto de Natal da NOVA FCSH, interpretado pelos estudantes da NOVA FCSH do CoraLiCiMus e do Grupo Coral Prática Musical: Músicas do Mundo.
Consulte o programa detalhado aqui:
https://www.fcsh.unl.pt/eventos/feira-do-livro-independente-na-nova-fcsh/