IV Congresso de Angolanística ANGOLA: MEIO SÉCULO DE INDEPENDÊNCIA

Biblioteca Nacional de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2025

Cármen Monereo apresenta-se como oradora neste congresso internacional, no PAINEL 2 com o tema “O Poder das Redes Sociais em Angola: como conectar, transformar e Inovar”.

Em Angola, no contexto atual, o uso das plataformas digitais estão em crescimento e desempenham um papel ativo na divulgação de informação relacionada com economia, política e cultura. A presente intervenção tem como objetivos principais discutir tendências, ameaças, desafios e oportunidades, de modo a contribuir para a reflexão crítica e construtiva, de como as redes sociais podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade angolana.

Num país com uma população total de 36.75 milhões (2023) existem 12,8 milhões usuários de internet. Em Angola, as redes sociais têm vindo a revelar um impacto político e socioeconómico, no âmbito do empreendedorismo digital e na democratização do acesso à informação. As Plataformas mais populares são o Facebook (9 milhões de usuários), o WhatsApp, principal meio de comunicação, o Instagram onde se constata um crescimento entre jovens e empreendedores), o TikTok com a divulgação de vídeos curtos e influenciadores locais. Destaca-se para um aumento de conteúdos em línguas nacionais (umbundo, kimbundu).

No âmbito do empreendedorismo digital, pequenos negócios usam as redes sociais para e-commerce, divulgação de produtos e serviços, para ativismo e mobilização, através de canais no YouTube e grupos no Facebook. Ainda existem vários desafios a serem superados para que a democratização ao acesso de plataformas digitais se torne uma realidade no país. Como potencializar a utilização da internet para um país, que se destaque no Continente africano pela inovação e competividade digital.

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