O MusicDance Portugal é um encontro de artistas em formato de oficina-performance. É criado e dirigido pela artista de dança/texto Nicolle Vieira, com base em Lisboa, em colaboração com a dançarina Manuela Lucia Tessi, baseada em Amsterdã.
Este projeto integra uma rede maior de iniciativas semelhantes que ocorrem também em Berlim e na Cidade do Cabo. O MusicDance explora diálogos que entrelaçam música, dança e texto por meio de um processo intensivo facilitado por artistas convidados. Reúne pessoas interessadas em mergulhar, com entusiasmo e espírito de aventura, na escuta interdisciplinar e na criação colaborativa de performances. Durante a semana intensiva de oficinas, os participantes são guiados pelos artistas facilitadores na prática da criação interdisciplinar, expandindo suas ferramentas de composição em tempo real.
O processo criativo visa aguçar a capacidade de tomar decisões intuitivas diante do imprevisível, aprofundar a escuta entre diferentes linguagens artísticas e liberar tensões ou bloqueios criativos, num estado de arte — e de liberdade — que promove o engajamento dos sentidos. As oficinas culminam em uma partilha pública ao final do processo, com um programa de composições curtas realizadas em diferentes constelações (agrupamentos) de artistas. Todas as composições são criadas no momento, a partir de escolhas em tempo real de movimento, som, texto e presença. O público é convidado a testemunhar o nascimento de novas colaborações e expressões únicas.
Este projeto é apoiado pelo c.e.m. (centro em movimento) e busca reunir pessoas de origens diversas em uma semana de encontro e partilha.
MANUELA TESSI (Itália/Holanda):@manuelaluciatessi Artista de dança independente italiana, radicada na Holanda há mais de 20 anos onde trabalha como performer e professora, colaborando regularmente com diversos músicos e compositores. A especialidade de Manuela é a investigação do movimento e da composição no que se refere à música. Lecionou e apresentou trabalhos em Amsterdã, Berlim, Cidade do Cabo, Madrid, Praga, Varsóvia, Roma, Seul. Ela estudou por muitos anos e ainda trabalha com Katie Duck, que é uma de suas maiores influências criativas.
NICOLLE VIEIRA (Brasil/Portugal): @nicollevieira.art Artista brasileira independente e psicóloga, atualmente radicada em Portugal, onde faz doutoramento em Estudos Artísticos na Universidade NOVA de Lisboa e integra o grupo de Investigação Performance e Cognição do ICNOVA. Nicolle desenvolve uma investigação sobre liberdade, escolhas e sentido em composições baseadas em improvisações. Participou de diversos projetos em diversos países como Brasil, França, Bélgica, Holanda, China, Chipre, e colabora com Manuela desde 2016. VINTANI NAFASSI (Moçambique): @vintaninafas Percussionista profissional, compositor e dançarino moçambicano, tem como foco principal a música e dança tradicional africana. Ele ensinou música e dança, bem como se apresentou no Zimbábue, Suazilândia, Brasil, China e Ilha da Reunião. Foi bailarino e músico profissional durante 10 anos na Companhia Nacional de Dança. Ele terminou seu mestrado na Universidade da Cidade do Cabo.
+ info