Seminário Permanente: Reencantamento a partir do Riso – O Bem-Viver dos Povos da Floresta


Neste seminário, Miriam Freitas apresenta uma narrativa imersiva de sua experiência em terras indígenas no Brasil, explorando práticas comunitárias do cotidiano onde a alegria é uma potente força criativa e de conexão. Através da figura do palhaço sagrado, Ismael Ahprac Krahô, a conferência nos convida a refletir sobre como o riso, enquanto dispositivo afetivo, pode gerar vínculos profundos, desde o amanhecer até o entardecer. Miriam questiona: como essas práticas podem reencantar nossa existência e transformar a maneira como brincamos em tempos difíceis? O riso e a brincadeira, em sua visão, são chaves para o Bem-Viver.


Miriam Freitas é pesquisadora do Coletivo MÓ (Brasil) e tem explorado a relação entre o corpo, o riso e os vínculos afetivos, integrando práticas de Butoh, LUME Teatro e palhaçaria. Sua pesquisa se dedica ao estudo da expressividade do corpo e das potencialidades criativas do riso.

Dia 15 de Maio | 18h00 | Sala C002 (EC)
Apresentação: Paulo Filipe Monteiro

Convidada: Miriam Freitas
Atriz, palhaça, produtora e doutoranda no ICNOVA – FCSH, UNL. A sua pesquisa foca-se no campo do riso nos contextos espetacular, cerimonial e humanitário.