Topografias Imaginárias — Do Punk ao Near Silence III é o terceiro ciclo de visionamentos comentados, onde se mapeia o encontro entre o cinema, a música e a cidade de Lisboa.
Em 2023, Do Punk ao Near Silence passou pelo Punk, o Pós-Punk e a Pop, e os bairros de Alvalade, Rego, Campo de Ourique e Bairro Alto. Em 2024, o foco deslocou-se para o Jazz e o Hot Club, da Praça da Alegria, entrou pelo Rock Progressivo e no Cinearte de Santos, e abraçou a Pop Electrónica em locais icónicos do Cais do Sodré. A jornada culmina em 2025, rumando para a Praça das Flores e os bairros da Pampulha, da Ajuda e de Belém, com a celebração da Música Improvisada e Experimental mas também da Música Erudita Contemporânea e do Near Silence.
As duas primeiras sessões deste III ciclo, abrem com uma longa-metragem e prosseguem com uma conversa sobre os filmes e as tipologias musicais em foco. A terceira e última sessão, inicia com uma conversa e encerra em celebração musical, com um Concerto Near Silence.
O programa que agora se completa, reúne um conjunto de documentários e registos que configuram momentos históricos e memórias da Música em Lisboa, numa aproximação às músicas e músicos que a fizeram e fazem, e às estórias de quem a viveu e vive por dentro, já que, embora em permanente transformação, a criação persiste.
Sendo esta a última edição do ciclo, está já em preparação um livro sobre o mesmo tema, construído a partir das conversas gravadas nas três edições de Topografias Imaginárias — Do Punk ao Near Silence.
Que este mapa sonoro continue a expandir-se — autêntico, errante, mutável, radicalmente aberto ao que ainda não se escutou e ao que queremos voltar a ouvir — em escutas prolongadas que vibram nos corpos e nos lugares, como ecos íntimos por entre ruas, paredes e silêncios de Lisboa.
30 e 31 de outubro, e 1 de novembro de 2025
Teatro São Luiz – Sala Mário Viegas
 Sessões às 19h00 (e às 20h30 no dia 1 de novembro)
Entrada livre
Durante três dias, serão exibidos filmes e promovidas conversas com artistas e investigadores que refletem sobre as transformações do som e da escuta — do movimento punk às experiências do silêncio e da experimentação sonora.
Programa:
- 30 de outubro – A Escuta (Inês Oliveira, 2022)
 Conversa de Rui Eduardo Paes e Ilda Teresa Castro, com Inês Oliveira, Carlos “Zingaro”, Miguel Azguime.
- 31 de outubro – Sonosfera Telectu (Carlos Mendes, Ilda Teresa Castro, Vasco Bação e Vítor Rua, 2022)
- Conversa de Pedro Félix e Ilda Teresa Castro, com Nuno Rebelo, Vítor Rua e Pedro Costa.
- 1 de novembro – Concerto Near Silence
- Conversa de Ricardo Mariano e Ilda Teresa Castro, com Ernesto Rodrigues, Maria do Mar e Maria Radich
- Concerto com Carlos Zingaro, Helena Espvall, Vítor Rua, Ernesto Rodrigues, Maria do Mar e Maria Radich.
“Topografias Imaginárias” é um projeto do Arquivo Municipal de Lisboa, com o apoio da Lisboa Cultura e do Teatro São Luiz.
Organização Ilda Teresa Castro, investigadora do GI Cultura, Mediação e Artes do ICNOVA.
Mais informações: https://arquivomunicipal.lisboa.pt/sobre-nos/projetos/topografias-imaginarias/detalhe/do-punk-ao-near-silence-iii
 
				