No passado 4 de setembro a investigadora do ICNOVA, Estrella Luna Muñoz, foi convidada a participar na Mesa-Redonda: “Como é que os alunos podem usar o digital de modo “consciente”?” no XI Encontro do CFAERC INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E CAMINHOS PARA O BEM-ESTAR, no Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho em Mafra.

Durante a Mesa-Redonda, foram debatidas as controvérsias em torno da utilização das tecnologias digitais, com especial enfoque na Inteligência Artificial no contexto educativo, refletindo-se sobre as suas vantagens e potencialidades.

Destacou-se a necessidade de uma abordagem equilibrada e consciente, sendo apresentadas estratégias e metodologias ativas e participativas que permitem aos professores promover uma Cidadania Digital inclusiva e crítica entre os alunos.

Entre os temas abordados, destacaram-se a cibersegurança, o tempo de exposição aos ecrãs e o uso da IA em sala de aula, reforçando-se a importância de capacitar a comunidade educativa para um uso ético, seguro e pedagógico da tecnologia.