A NOVA FCSH, através do Departamento de Ciências da Comunicação e do ICNOVA, foi a anfitriã do programa Blended Intensive Programme (BIP) em colaboração com a Universidade de Foggia, em Itália, e a Universidade Lucian Blaga din Sibiu, na Roménia. Sob o tema “Digital Learning Technologies, Digital Humanities and Cultural Technologies” este programa de mobilidade decorreu em formato híbrido, tendo a sua parte online nos dias 30 de maio e 10 de junho, e o formato presencial, na Avenida de Berna, de 15 a 19 de julho.
Em julho, e durante cinco dias, os participantes puderam, presencialmente, discutir o futuro da educação, cultura e tecnologia, focando-se nos seguintes tópicos:
- Media education and digital media literacy;
- Cultural Techniques and Digital Transition;
- The relationship between artificial intelligence and communication;
- Algorithmic Models and Humanistic Inquiry: AI and Data in Research and Education;
- DH: Interfaces and Visualizations;
- The role of educational technologies in fostering human capital development;
- Counteracting cyberbullying through Digital Storytelling: a case study;
- Understanding AI and Its Applications;
- Digital Learning and Cyber Resilience in Higher Education
Com o objetivo de promover a internacionalização e a partilha de boas práticas pedagógicas, o BIP reuniu docentes e estudantes, sobretudo de doutoramento, de vários países e áreas científicas.
No âmbito do evento o ICNOVA acolheu a ação intensiva de formação Erasmus (3ECTs) . A sessão de boas-vindas contou com a intervenção do Prof. Luca Grilli (University of Foggia), com uma palestra dedicada ao tema “Understanding AI and Its Applications”. O evento contou ainda com participação e organização das investigadoras do ICNOVA, Maria Teresa Cruz e Marisa Torres da Silva que apresentou a comunicação “Media Education and Digital Media Literacy”. Os doutorandos Diogo Ferreira, Nathalia Rech, Philipp Teuchmann apresentaram o projeto de Podcast “Digital Transition“.
Confira fotos e registos do evento aqui:








