Numa altura em que sentimos as repercussões de um mundo em rápida transformação por diversos factores que têm ocorrido nos últimos tempos, é importante reconstruir e consolidar os setores mais afetados pelas crises económicas, financeiras, bem como pela pandemia e os mais recentes conflitos bélicos na Europa. Neste sentido, a sustentável da colaboração das empresas, filantropos, fundações, e outras instituições públicas ou privadas, torna-se essencial a áreas como, por exemplo, a cultura: um setor com elevado potencial, que pode emergir com o apoio e financiamento por parte de mecenas.

Embora os propósitos das empresas patrocinadoras e das fundações culturais nem sempre se conjuguem, esta colaboração é cada vez mais recorrente na sociedade atual. As necessidades comunicacionais das empresas, a inovação e a criatividade unem-se, dando origem a relações corporativas e culturais que favorecem ambos os setores. Assim, para além das iniciativas propostas pelo Governo, existem mais apoios à cultura, que beneficiam ambas as partes envolvidas, numa relação win-win.

O Mecenato Cultural como Instrumento de Comunicação: o caso Caixa Geral de Depósitos e a Culturgest, (Editora Almedina) – é este o novo livro de Cármen Zita Monereo, que aborda um dos exemplos mais evidentes da relação entre a gestão das empresas e cultura. Um caso de referência, pela notoriedade que ambas as instituições exercem por um lado no setor empresarial, e por outro lado, no contexto cultural e artístico português, e pela relação sólida que esta mantém com a sua criadora, ao longo de mais de três décadas.

Como refere Cármen Monereo, a obra trata “o papel do tecido empresarial na esfera da cultura e a sua relação com as Estratégias de Comunicação”. Resultado de uma investigação científica neste campo, que culminou numa tese de doutoramento concluída na Universidade Nova de Lisboa, a autora traz novo conhecimento à área da comunicação estratégica, explorando a evolução do conceito de mecenato e a sua intenção de comunicar – dentro da comunicação empresarial, “o mecenato é, certamente, um das mais importantes componentes que as empresas têm para comunicar com o público externo e interno, mas em simultâneo uma das menos estudadas”, explica a autora. Trata-se, portanto, de uma obra de grande interesse no campo de estudo, que sustenta uma abordagem teórica que cruza os campos: comunicação, marketing e gestão. Simultaneamente contribui para a evolução histórica do conceito de mecenato ao longo do tempo e entender a relação ambígua que sempre se estabeleceu entre altruísmo, poder e generosidade.

O livro de Cármen Zita Monereo conta com um prefácio de Mark Deputter, atual administrador da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, assim como testemunhos de diversas personalidades que, em diferentes marcos temporais, marcaram a vida da Culturgest, como Emílio Rui Vilar, António Pinto Ribeiro, Miguel Lobo Antunes.

Rita Ponce no EvoKE2025 em Atenas

Rita Ponce, investigadora integrada do iNOVA Media Lab, foi uma das plenary speakers do encontro científico EvoKE2025, que decorreu entre 6 e 8 de novembro