WEAVE (Portugal)

Apresentação

O projeto europeu WEAVE, acrónimo para “Widen European Access to Cultural Communities via Europeana“, pretende enfrentar os desafios colocados pelas atividades de património cultural mais intangíveis, desenvolvendo uma plataforma digital que ative as conexões entre o património material e imaterial de comunidades culturais específicas em cada um dos países parceiros. Promove-se a preservação do inestimável valor que elas representam e salvaguardar a transmissão de práticas culturais em risco nas comunidades mais periféricas, tornando-as também mais acessíveis através da “Europeana”.

O consórcio WEAVE é composto por 12 parceiros de oito países europeus, sendo financiado pela Comissão Europeia (programa CEF-Telecom). As tarefas específicas a cargo da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH e FCT) incidem no desenvolvimento de software e aplicações 3D para anotação e transmissão de movimentos de dança e artes performativas, iniciando também investigação no reconhecimento semiautomático de gestos humanos em ambientes criativos. 

 

Coordenação dos parceiros portugueses (FCSH, FCT e Associação PédeXumbo):
Carla Fernandes

Equipa

Carla Fernandes (IR)
ICNOVA

Nuno Correia
NOVA LINCS

Stephan Jürgens

Rui Rodrigues
NOVA LINCS

Marta Guerreiro
PédeXumbo

Plataformas

Ligação à sociedade

O projeto permitiu desenvolver ferramentas web-based abertas à comunidade, úteis para domínios de trabalho onde o movimento e a performance do corpo humano são essenciais. 

Desenvolvimento sustentável

Este projeto contribui para alcançar 2 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Referência Nº. INEA/CEF/ICT/A2020/2288018 Financiamento: (NOVA: FCSH and FCT; Pedexumbo Association).