O mundo digital é opaco, embora pareça transparente, e seja fácil e rápido de aceder. Para saber como funciona e como se relaciona com os nossos comportamentos, a plataforma CriA.On desenvolveu três recursos educativos que podem ser utilizados em contexto escolar ou em ambientes informais de aprendizagem, num processo criativo que envolveu o conhecimento e a experiência de jovens Líderes Digitais. 

Dirigidos em especial a adolescentes, estes recursos incentivam não só a exploração autónoma e a reflexão pessoal – favorecem também, e em especial, a troca de ideias entre participantes, sejam mais novos ou mais velhos.

1. Glossário Digital éo ponto de partida.  Funciona como dicionário de conceitos fundamentais do universo digital – por exemplo o que são cookies, o autoplay, o scroll… O Glossário serve como ferramenta de consulta e como suporte para atividades desenvolvidas nas duas Operações seguintes, promovendo um vocabulário comum e atualizado. 

2. Os Dados Estão Lançados propõe uma exploração crítica do fenómeno dos Big Data. Por exemplo, a partir da informação que aparece nos seus cartões ou recibos de compras acabadas de fazer, os participantes podem refletir sobre as formas como os dados são recolhidos, utilizados e interpretados, e sobre as implicações que daí decorrem. 

3. Pegadas Digitais foca-se nas marcas que cada um de nós deixa no ambiente digital. Num ambiente onde tudo parece gratuito, desafia a pensar sobre a identidade digital que vamos fornecendo, para que servem e como funcionam os cookies, que desafios se colocam à nossa gestão do tempo online.

Cada um destes recursos compreende várias Missões e promove uma abordagem participativa e centrada no jovem.

Uma construção em colaboração com jovens Líderes Digitais

Tudo começou com uma dissertação de mestrado, de Ana Kubrusly, sobre a literacia dos Big Data, na Universidade Nova de Lisboa. Transformar esse conteúdo teórico em recursos educativos foi o desafio seguinte, realizado em conjunto com Tatiana Matos, também da plataforma CriA.On.  Pouco a pouco, iam sendo pensadas as informações e as atividades centrais para mas ainda havia dúvidas sobre se a apresentação e a linguagem estavam adequadas a públicos juvenis.

Foi aqui que foi central o contributo de dez jovens do Programa Líderes Digitais. O contacto com jovens, de várias idades e escolas de vários pontos do país, foi dinamizado através da Direção Geral de Educação.

A exploração dos dois recursos – Os Dados estão Lançados e Pegadas Digitais – com os seus colegas de escola foi o primeiro passo e antecedeu a apresentação das conclusões e comentários críticos deste grupo de Líderes Digitais. Partilhados em conjunto numa reunião por zoom com a equipa CriA.On, os seus contributos permitiram introduzir melhorias substantivas nos projetos iniciais, tornando-os mais interativos, visualmente mais atraentes e incentivando a mais procura de informação. Por exemplo, ambas possuem agora códigos QR e chamadas de atenção que encaminham os participantes para outras atividades e informações complementares. 

Esta construção colaborativa com jovens continuará a ser uma marca na produção de futuros recursos gerados pela plataforma CriA.On.

Operação “Glossário Digital” – https://criaon.fcsh.unl.pt/recurso/operacao-glossario-digital/

Operação “Os dados estão lançados” – https://criaon.fcsh.unl.pt/recurso/operacao-os-dados-estao-lancados/

Operação “Pegadas Digitais” – https://criaon.fcsh.unl.pt/recurso/operacao-pegadas-digitais/

Como lidar e tirar partido das APPs?

Como lidar e tirar partido das APPs Como funcionam as aplicações digitais, como procurar assumir o seu controlo e como tirar partido de aplicações sobre